O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou dados preliminares nesta terça-feira (2) referentes à Operação Boas Festas, destacando que, entre a noite de 29 de dezembro e a madrugada desta terça, 129 motoristas foram autuados por embriaguez ao volante ou por recusa ao teste do etilômetro.
Durante a ação, os agentes de trânsito também flagraram 50 condutores dirigindo sem habilitação, 24 sem utilizar o cinto de segurança, 68 utilizando ou segurando o celular enquanto dirigiam, e 12 motocicletas com escapamentos irregulares. Ao todo, 49 veículos e motocicletas foram apreendidos e levados aos depósitos da autarquia.
A Operação Boas Festas, lançada em 30 de novembro e programada para continuar até 7 de janeiro, visa intensificar a fiscalização durante o período festivo, com um total planejado de 1.330 ações de fiscalização em todas as regiões administrativas do DF.
O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Clever de Farias Silva, destacou a importância da presença dos agentes de trânsito nas vias durante as festividades. “A presença dos agentes de trânsito nas vias durante esse período festivo visa evitar que condutores imprudentes provoquem acidentes graves e mortes no trânsito. Por isso, manteremos a intensificação até o próximo final de semana, uma vez que muitas pessoas ainda estão de recesso e, infelizmente, optam por dirigir após consumir bebidas alcoólicas”.
Por fim, Clever observou que, apesar do aumento do consumo de bebidas alcoólicas durante as festividades, a conscientização sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool tem crescido. “Dada a elevação do consumo de bebidas alcoólicas durante as festividades de fim de ano, a fiscalização se torna crucial para minimizar os potenciais riscos à população. As pessoas estão confraternizando e ficam mais propícias ao consumo de álcool, mas felizmente o hábito de beber e dirigir vem culturalmente diminuindo, com a geração que já nasceu com a nova lei. Além disso, as pessoas vêm adquirindo consciência, usando medidas como o amigo da vez e o motorista por aplicativo”.