- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalUniversidade Católica de Brasília vence chamada pública para projeto de inteligência artificial...

Universidade Católica de Brasília vence chamada pública para projeto de inteligência artificial em hospitais

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e a Secretaria de Saúde se unem para impulsionar pesquisas que combatem a resistência antimicrobiana, uma ameaça global à saúde pública.

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de terça-feira (2) anunciou o resultado da chamada pública que destinará R$ 1,4 milhão para a implementação de um programa inovador de gerenciamento de antimicrobianos em ambientes hospitalares, utilizando inteligência artificial (IA).

O projeto vencedor, intitulado “Programa de gerenciamento do uso de antimicrobianos em ambientes hospitalares guiado por inteligência artificial: plataforma AI-STW,” é conduzido pela Universidade Católica de Brasília (UCB), sob a coordenação do doutor em clínica médica Luiz Sérgio de Carvalho.

A iniciativa é resultado da colaboração entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), a Secretaria de Saúde (SES-DF) e o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). Integrando o programa Desafio DF, a chamada pública visa financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação destinados à melhoria dos resultados clínicos dos pacientes. O foco está na implementação de programas estruturados de gerenciamento de antimicrobianos, que incorporam ferramentas avançadas como inteligência de dados, aprendizado de máquina, aplicativos de tecnologia assistiva, e contam com uma equipe multiprofissional especializada.

O uso inadequado de antimicrobianos representa um sério risco, contribuindo para o desenvolvimento da resistência antimicrobiana, uma das maiores preocupações em saúde pública global, destacada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ações efetivas de controle de infecção, monitoramento, vigilância e uso racional desses medicamentos são fundamentais para manter sua eficácia e mitigar o risco de propagação de doenças.

Larissa Souza, coordenadora científica em exercício da FAPDF, destaca que a parceria com a Secretaria de Saúde é um “ganho enorme para a saúde pública do DF”. “A FAPDF tem mantido boas parcerias com diversos órgãos do GDF que tem a pretensão, por meio de pesquisa, inovação, desenvolvimento científico ou tecnológico, de trazer benefícios significativos para a população e essa chamada descreve muito bem esse contexto”, ressalta.

Continue Lendo

Câmara Legislativa do DF recebe exposição do artista surdo Marcos Anthony

Após atrair milhares de visitantes no Museu Nacional da República, a exposição "Do Silêncio, Fez-se Arte", do artista surdo Marcos Anthony, chega ao Espaço...

Cruzeiro recebe dois novos campos sintéticos, calçadas renovadas e reforma da via principal

Os mais de 30 mil moradores do Cruzeiro têm motivos para comemorar. Nesta sexta-feira (4), o Governo do Distrito Federal (GDF) entregou novas melhorias...

Comentários

Últimas notícias