- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDF terá mais unidades básicas de saúde com atendimento no fim de...

DF terá mais unidades básicas de saúde com atendimento no fim de semana

As UBSs 2 de Ceilândia e 2 de Brazlândia passarão a funcionar aos sábados e domingos, das 7h às 19h; objetivo é ampliar o acolhimento de pacientes com sintomas de dengue.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) planeja expandir o atendimento para indivíduos com sintomas de dengue. A partir do próximo fim de semana (20 e 21 de janeiro), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) 2 de Ceilândia (Bloco F da QNN 15) e 2 de Brazlândia (Quadra 45 da Vila São José) estarão operacionais aos sábados e domingos, das 7h às 19h. Além disso, outras 60 UBSs já funcionam aos sábados, das 7h às 12h, e 14 delas oferecem atendimento de segunda a sexta-feira até as 22h. Para obter mais informações, visite o site da SES.

“A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca que, assim como houve um aumento no número de casos, a estrutura foi reforçada para intensificar o cuidado, diagnóstico rápido e tratamento. Devido ao aumento das ocorrências de dengue, 60% de todos os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão destinados à chamada demanda espontânea, na qual os usuários procuram a unidade sem agendamento prévio.

Adicionalmente, está prevista a adesão ao horário ampliado nos fins de semana por UBSs de outras regiões administrativas. Segundo Sandra França, coordenadora da Atenção Primária da SES-DF, a população está sendo orientada a buscar as UBSs ao apresentar sintomas de dengue. Todas as unidades tiveram suas salas de reidratação ampliadas, espaços destinados ao atendimento de sintomas como febre alta (acima de 38 graus), dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e possíveis manchas vermelhas no corpo.

Em casos mais graves, como fortes dores abdominais, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, boca ou fezes, tonturas e fadiga intensa, os pacientes são encaminhados para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou hospitais. Simultaneamente, pacientes com sintomas leves nesses locais serão direcionados para as UBSs. Esse fluxo permite que as unidades mantenham seus setores de emergência disponíveis para casos que exigem tratamento mais abrangente. Sandra França destaca: ‘Às vezes, a pessoa vai diretamente para uma UPA, enquanto há uma UBS próxima pronta para atendê-la’.”

Continue Lendo

Conheça os Canais para Denunciar Incêndios Florestais no DF

Com o crescente número de incêndios florestais na capital – só na quarta-feira (18), foram 120 ocorrências registradas e 2.493.327 metros quadrados de área...

Câmara Legislativa debate criação de Programa para Combater Queimadas

O aumento das queimadas no Distrito Federal provocou uma das maiores crises ambientais da história local. Em resposta a essa situação alarmante, o deputado...

Comentários

Últimas notícias