- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalGDF declara estado de emergência na saúde para combater a epidemia de...

GDF declara estado de emergência na saúde para combater a epidemia de dengue

A ameaça iminente de uma epidemia e a necessidade de ações mais rápidas e decisivas para combater a doença foram fatores determinantes para a publicação do decreto nesta quinta-feira (25).

O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou estado de emergência na saúde pública devido ao aumento do risco de uma epidemia de dengue e outras arboviroses. A medida, publicada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta quinta-feira (25), autoriza o governo a tomar medidas administrativas para conter a propagação da doença, incluindo a aquisição de insumos, materiais e a contratação de serviços.

O decreto permanecerá em vigor até que a situação sanitária relacionada à dengue seja estabilizada. O texto especifica que a emergência pública em saúde está limitada ao contexto da situação sanitária específica, não abrangendo todas as ações, equipes, equipamentos e processos da saúde pública. Também destaca a possibilidade de remanejamento de servidores para reforçar as ações já em andamento.

A Secretaria de Saúde coordenará todas as ações e serviços públicos de saúde relacionados ao enfrentamento da epidemia. Em caráter excepcional e temporário, o governo está autorizado a contratar profissionais por tempo determinado para combater a dengue.

A Secretaria de Comunicação também está envolvida no combate à doença, desenvolvendo campanhas publicitárias com o lema “não deixar a água parada para a dengue não parar você”. Os materiais, tanto para televisão quanto para rádio, fornecem dicas à população para evitar a dengue, destacando a importância de não acumular água em sacos de lixo, garrafas, pneus e entulhos.

O último boletim epidemiológico revela um aumento significativo nos casos de dengue no Distrito Federal, com 16.079 casos prováveis notificados de 1º a 20 deste mês, representando um aumento de 646,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O governo já implantou tendas de acolhimento em áreas com maior incidência da doença, oferecendo testes rápidos, acolhimento de pessoas com sintomas e hidratação dos pacientes.

Com 7.569 atendimentos em três dias, as tendas de acolhimento e as unidades básicas de saúde estão atuando para conter a propagação da dengue. Todas as 176 UBSs do Distrito Federal estão preparadas para atender os cidadãos, com algumas funcionando em horários ampliados. A orientação é que pessoas com sintomas leves busquem a UBS mais próxima, enquanto casos mais graves devem procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital regional.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias