- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalEntrega de cadeiras de rodas no Distrito Federal: Ampliação do acesso e...

Entrega de cadeiras de rodas no Distrito Federal: Ampliação do acesso e agilidade no processo

Secretaria de Saúde inicia processo de disponibilização de cadeiras tetraplégicas anatômicas e intensifica força-tarefa para atender demanda de cadeiras paraplégicas.

No decorrer deste mês, teve início a distribuição das cadeiras de rodas adquiridas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), resultado de um contrato firmado no início do ano. O processo abrange a entrega de 79 cadeiras do modelo tetraplégico anatômico, iniciada no começo de fevereiro, com a expectativa de conclusão até o final do mês.

Paralelamente, está em pleno andamento a organização da entrega das 400 cadeiras de rodas paraplégicas adultas, que serão disponibilizadas em uma força-tarefa conduzida pelo Núcleo de Produção de Órteses e Próteses (Nupop) da SES-DF e tem previsão de início ainda nesta semana.

O compromisso da SES-DF vai além, com a estimativa de receber um novo lote composto por 86 cadeiras do modelo tetraplégico anatômico ainda neste mês. Ao longo do ano, a meta é fornecer um total de 375 unidades deste modelo, o que possibilitará atender integralmente os pacientes que aguardam na lista de espera.

A chefe do Nupop, Mariane Ramos, destaca a dinâmica das requisições: “As requisições são muito dinâmicas. Temos lista para cada um dos modelos e dos tamanhos dos produtos que ofertamos. A cada dia surgem novos solicitantes. Buscamos, assim, fazer entregas regulares a fim de acompanhar a dinamicidade dessas requisições”.

As cadeiras tetraplégicas anatômicas entregues possuem cinco tamanhos diferentes e adaptações específicas para crianças com déficit de controle de tronco e cervical. Cada produto conta com uma garantia de um ano para defeitos de fábrica, oferecida pela empresa contratada.

Confecção e Entrega de Materiais Ortopédicos

O Nupop faz parte da Oficina Ortopédica, juntamente com o Núcleo de Atendimento Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (Naopme), localizado na Estação de Metrô 114 Sul, na Praça do Cidadão.

Ambos são responsáveis pela avaliação, acompanhamento e encaminhamento de pacientes para a confecção e entrega de materiais ortopédicos ambulatoriais.

Para obter esses produtos, os cidadãos devem realizar o cadastro presencial no Naopme, apresentando a documentação original solicitada. No próprio local, a avaliação é feita por um fisioterapeuta. O fornecimento ocorre por ordem de inscrição e está sujeito à disponibilidade de cada material em estoque.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias