- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalO sistema de saúde pública no Distrito Federal receberá um incremento de...

O sistema de saúde pública no Distrito Federal receberá um incremento de 741 novos profissionais

Durante um evento focado no combate à dengue no Sol Nascente/Pôr do Sol, o governador Ibaneis Rocha anunciou a contratação de 200 médicos temporários, 156 enfermeiros e outros profissionais de saúde.

O Distrito Federal está prestes a receber um reforço de 741 profissionais de saúde para melhorar o atendimento à sua população. Esta notícia foi divulgada pelo governador Ibaneis Rocha na última quarta-feira (21), no contexto do início de uma campanha de âmbito nacional contra a dengue.

O reforço incluirá a nomeação de 200 médicos temporários, 180 técnicos de enfermagem, 156 enfermeiros, 115 agentes comunitários de saúde e 90 médicos especialistas, todos em caráter efetivo. “Hoje mesmo assinarei o decreto que autoriza a contratação desses profissionais, com o objetivo de intensificar o combate à dengue em nossas unidades de saúde e tendas de atendimento, melhorando o serviço oferecido à população do Distrito Federal”, afirmou Ibaneis Rocha.

O investimento para a contratação dos médicos temporários será de R$ 27,1 milhões, enquanto para as outras categorias profissionais, o investimento previsto é de R$ 48,2 milhões apenas para este ano. Esses recursos estão assegurados pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. A Secretaria de Economia do DF espera a revisão da LDO de 2024 para também convocar mais 75 agentes de vigilância ambiental. “Essas nomeações estão respaldadas por orçamento definido em lei”, disse Ney Ferraz, chefe da Secretaria de Economia, destacando o planejamento ordenado e a responsabilidade fiscal do processo.

Lucilene Florência, secretária de Saúde, enfatizou a necessidade desses profissionais em várias áreas de serviço, apontando o déficit especialmente crítico nas emergências e no SAMU. “Os médicos vêm ao encontro de uma demanda crescente, não apenas para tratar pacientes com sintomas de dengue, mas também para integrar as equipes do SAMU. Outros profissionais também vão se dedicar ao trabalho junto à comunidade. Identificamos as áreas que necessitam desses profissionais e, conforme forem assumindo suas posições, iniciaremos o processo de alocação com foco nas maiores necessidades da população”, destacou. O anúncio ocorreu na Escola Classe Juscelino Kubitschek, durante o evento “Combate ao Mosquito nas Escolas – Brasil Unido Contra a Dengue”.

Ações no DF

A campanha visa envolver estudantes e famílias no combate à dengue, que tem registrado aumento de casos em todo o país. O plano é educar cerca de 25 milhões de estudantes em 102 mil escolas ao longo de cinco meses. No DF, a iniciativa alcançará mais de 470 mil estudantes em 835 escolas públicas.

“A participação conjunta dos ministérios e do governo federal é crucial, fortalecendo nosso trabalho contra a dengue”, ressaltou o governador. O evento contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do ministro da Educação, Camilo Santana, que destacaram a importância da prevenção e da mobilização nacional.

Nísia Trindade comentou sobre a complexidade do combate à dengue, enfatizando a necessidade de uma ação conjunta para superar o desafio. Jodai Amaral Alves, aluno da escola, e o professor Lourenço Teixeira compartilharam suas perspectivas sobre a importância da educação e prevenção da dengue.

O Distrito Federal tem adotado várias medidas para combater a dengue, como a instalação de tendas de hidratação e a construção de um hospital de campanha, além da contratação de agentes de vigilância ambiental e a realização de campanhas de vacinação, marcando um esforço contínuo para controlar a doença.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias