- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalComissão da CLDF aprova medidas protetivas para mulheres no trânsito

Comissão da CLDF aprova medidas protetivas para mulheres no trânsito

Propostas incluem o projeto “Elas no Trânsito” e a gratuidade no transporte público para participantes do programa “Mãe Nutriz”.

Em uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (28), a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou diversas medidas protetivas destinadas às mulheres, incluindo o Projeto de Lei (PL) nº 546/2023, conhecido como “Elas no Trânsito”.

Proposto pelo deputado Roosevelt Vilela (PL), esse programa visa fortalecer a comunidade de motoristas mulheres que atuam como parceiras de aplicativos de transporte. O projeto propõe a inclusão de dispositivos à Lei nº 5.691/2016, que regula o Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros Baseado em Tecnologia de Comunicação em Rede do Distrito Federal (STIP/DF).

De acordo com a proposta, as empresas operadoras do STIP/DF, em colaboração com o poder público, deverão implementar ferramentas de segurança para atender às necessidades básicas das mulheres prestadoras de serviço, promovendo ações e campanhas publicitárias que visem à inclusão e valorização dessa categoria. Entre as iniciativas, destaca-se a obrigatoriedade das empresas operadoras disponibilizarem a opção de escolha de prestadoras de serviço do sexo feminino em seus aplicativos de agenciamento de viagens.

Roosevelt Vilela justifica o projeto com base em relatos e denúncias de assédio envolvendo motoristas e usuárias mulheres de aplicativos de transporte. O deputado argumenta que é imperativo que o poder público adote medidas mais rigorosas para garantir a segurança desse público, proporcionando uma sensação de proteção.

“Os relatos mais gravosos evidenciam a urgência em adotar medidas que promovam segurança às passageiras de aplicativos on-line, bem como uma oportunidade e incentivo para atrair cada vez mais mulheres para esse mercado de trabalho”, acrescenta o parlamentar.

O relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Martins Machado (Republicanos), reforçou a responsabilidade das empresas de transporte por aplicativo em adotar medidas que minimizem os riscos associados ao uso de seus serviços, incluindo a prevenção ao assédio e a proteção da integridade física e emocional de suas passageiras.

Gratuidade no Transporte para Participantes do Programa Mãe Nutriz

Além das medidas destinadas à segurança das mulheres no trânsito, a CTMU aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 258/2023, proposto pelo deputado Jorge Vianna (PSD). A iniciativa concede gratuidade no transporte público coletivo para participantes do programa “Mãe Nutriz”, elaborado pela Secretaria de Saúde, que promove o contato entre mães e bebês recém-nascidos internados em Unidades de Neonatologia da rede pública de saúde do Distrito Federal.

Nesse sentido, segundo Vianna, a gratuidade no transporte público é uma política de custo baixo e alta efetividade na saúde dos recém-nascidos e no bem-estar de suas mães. O texto foi aprimorado na forma de substitutivo apresentado pelo relator, deputado Fábio Félix (PSOL).

Ambos os projetos agora seguirão para análise das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Assuntos Sociais (CAS) e Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), antes de serem apreciados pelo plenário da Câmara Legislativa.

Cabe pontuar que a reunião, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, contou com a participação dos deputados Max Maciel (PSOL), Fábio Félix (PSOL), Martins Machado (Republicanos) e Pepa (PP), com tradução simultânea em Libras.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias