- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalGDF harmoniza protocolo de atendimento para pacientes com dengue em parceria com...

GDF harmoniza protocolo de atendimento para pacientes com dengue em parceria com rede privada

Durante encontro no Palácio do Buriti, foi introduzido um manual de diretrizes para a organização do atendimento à saúde, a ser adotado pelas instituições privadas.

O Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), convocou os diretores dos hospitais privados nesta quarta-feira (13) para alinhar as diretrizes de atendimento aos pacientes com dengue. Durante a reunião, foi apresentado aos gestores da rede privada um manual de manejo clínico atualizado da doença, acompanhado da escala de classificação de risco.

As instituições particulares se comprometeram a seguir o protocolo proposto, visando aprimorar a qualidade e eficiência do atendimento aos pacientes com sintomas da doença. Celina Leão, vice-governadora do DF, enfatizou a importância da integração entre os setores público e privado na luta contra a dengue, destacando a necessidade de padronização de protocolos e procedimentos.

O manual apresentado foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde com base nos dados mais recentes sobre a doença, que, apesar de existir no Brasil há mais de 40 anos, tem apresentado modificações em suas características devido à circulação de novos sorotipos mais perigosos. Atualmente, nove estados e o Distrito Federal estão em estado de emergência devido à epidemia de dengue. Felipe Requi, coordenador geral de Urgências do Ministério da Saúde, ressaltou a importância de uma organização eficiente dos serviços para lidar com o aumento da demanda durante períodos epidêmicos, enfatizando a necessidade de uma abordagem sensível aos sinais de alerta e de um acompanhamento contínuo dos pacientes após a alta.

Lucilene Florêncio, secretária de Saúde, reforçou que a medida tem como objetivo melhorar o atendimento à população do DF de forma mais eficaz e organizada. Ela destacou que, embora 70% da população dependa do sistema público de saúde, 30% recorrem à rede privada, ressaltando a importância de alinhar e observar as condições em ambos os sistemas.

Representando a rede privada, Danielle Feitosa, superintendente do Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas, enfatizou a importância da reunião para a evolução dos tratamentos e atendimentos na rede privada, elogiando o esforço do setor público em analisar dados e atualizar protocolos.

Enfrentamento no DF

Desde 25 de janeiro, o Distrito Federal está em estado de emergência devido ao aumento de casos de dengue. Entre as medidas adotadas pelo governo para enfrentar a doença estão a ampliação do horário de atendimento das unidades básicas de saúde, a instalação de tendas de acolhimento e hidratação, mutirões de limpeza e atendimento médico, vacinação do público-alvo de 10 a 14 anos, além da testagem e sequenciamento dos casos e óbitos da doença.

A vice-governadora Celina Leão aproveitou para fazer um apelo à população para que leve as crianças para se vacinarem contra a dengue nos pontos disponíveis, visando evitar que mais crianças sejam afetadas pela doença.

Continue Lendo

Câmara Legislativa aprova projetos que endurecem punições e reforçam segurança pública

A Comissão de Segurança da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, nesta terça-feira (15), sua primeira reunião sob nova presidência. O deputado Iolando...

DF ultrapassa a marca de 100 mil doses de vacina contra a dengue

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) superou a marca de 100 mil doses da vacina contra a dengue aplicadas desde o início...

Comentários

Últimas notícias