- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalHemocentro opera com 60% do estoque

Hemocentro opera com 60% do estoque

As reservas de sangue dos tipos O+, O- e AB- estão em estado crítico; as doações, até o final do mês, podem ser realizadas sem a necessidade de agendamento.

A redução no número de doadores desde o início do ano, combinada com o aumento na demanda por transfusões devido à epidemia de dengue, teve um impacto significativo nos estoques de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Neste momento, o Hemocentro está operando com apenas 60% do nível considerado ideal para suprir as necessidades da rede de saúde pública do Distrito Federal e dos hospitais parceiros. Devido à urgência da situação, a doação de sangue não requer mais agendamento durante as tardes até o dia 30 deste mês. Os doadores podem comparecer diretamente à unidade hospitalar entre as 14h e as 18h. A necessidade é urgente para todos os tipos sanguíneos, mas os estoques de sangue dos grupos O+, O- e AB- estão particularmente preocupantes.

“Agora estamos adotando o atendimento espontâneo para sensibilizar a população sobre a gravidade dos nossos estoques e mobilizar mais doadores”, explica Kelly Barbi, gerente de Captação de Doadores do Hemocentro. “Estamos enfrentando uma epidemia de dengue com um aumento vertiginoso no número de casos. Isso afeta a mobilização dos doadores e eleva a demanda por transfusões de sangue, especialmente de plaquetas.”

Plaquetas

As plaquetas são hemocomponentes derivados da doação de sangue e têm uma validade de apenas cinco dias após a produção. “Isso também é motivo de preocupação, pois precisamos de um fluxo constante de doações para manter os estoques de plaquetas estáveis”, acrescenta Kelly.

Em fevereiro de 2023, houve 2.316 transfusões de plaquetas em hospitais da rede pública do DF e unidades parceiras. Em fevereiro deste ano, esse número aumentou para 3.101 transfusões. Aproximadamente 30% delas são destinadas a pacientes internados com dengue.

Atualmente, o Hemocentro tem recebido em média 127 doações de sangue por dia. Para garantir que os estoques permaneçam seguros, seria ideal coletar 180 bolsas diariamente. Portanto, a gerente de captação reforça o apelo: “Se você já é doador e não doou recentemente, venha; se você nunca doou e deseja salvar vidas, este é o momento. Convidamos todos aqueles que estão saudáveis e atendem aos critérios a se juntarem a nós.”

Quem pode doar

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boa saúde. Se você passou por cirurgia, exame endoscópico ou ficou doente recentemente, é recomendável verificar no site do Hemocentro se está apto para doar sangue. No caso de dengue, é necessário esperar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas antes de doar sangue. Para aqueles que tiveram dengue hemorrágica, o período de espera é de seis meses. Se você teve relação sexual com alguém que teve dengue nos últimos 30 dias, é necessário aguardar 30 dias desde a última relação para doar sangue.

Se você teve gripe, deve esperar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas antes de doar sangue. No caso de covid-19, é necessário aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que não haja sequelas. Se você teve covid-19 de forma assintomática, o prazo é contado a partir da data de coleta do exame.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Comentários

Últimas notícias