- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalImunização contra a gripe começa nesta terça-feira (19) em 125 salas de...

Imunização contra a gripe começa nesta terça-feira (19) em 125 salas de vacina

A vacinação é direcionada ao público prioritário, composto por mais de 1,1 milhão de pessoas no Distrito Federal, e continuará até 31 de maio. O intuito é diminuir a propagação do vírus antes do período sazonal da doença.

A partir desta terça-feira, dia 19 de maio, às 8h, tem início a campanha de vacinação contra a influenza no Distrito Federal, com duração até o dia 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% da população pertencente aos grupos prioritários. As vacinas estarão disponíveis em todas as 125 salas de vacinação localizadas nas unidades básicas de saúde (UBSs). Os endereços podem ser consultados através do site da Secretaria de Saúde.

Inicialmente, a vacinação será direcionada para idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, além de trabalhadores com alto índice de exposição, como professores, profissionais da saúde e do transporte coletivo rodoviário. Estima-se que essa população seja de cerca de 1,1 milhão de pessoas no DF. Tereza Pereira, gerente da Rede de Frios do DF, destaca a importância de vacinar esses grupos prioritários o mais rápido possível, uma vez que estão mais suscetíveis à exposição ao vírus, especialmente aqueles com condições clínicas que comprometem a imunidade, como idosos e crianças.

Este ano, a vacinação está sendo antecipada para garantir uma cobertura vacinal antes da sazonalidade da circulação do vírus da gripe, que geralmente coincide com a chegada do outono, em 20 de março. O objetivo é reduzir a carga viral nesses grupos para prevenir hospitalizações e óbitos. No ano passado, apenas 545 mil pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas, de um total de 925 mil doses aplicadas, o menor número em uma década.

A vacinação contra a gripe deve ser feita anualmente devido à necessidade de atualização das cepas do vírus. Tereza explica que as cepas da H1N1 e da H3N2 foram alteradas este ano, em comparação com o ano anterior, e que a atualização das vacinas é feita com base na circulação viral identificada pela Rede Sentinela. Para receber a vacina, é necessário comparecer a um local de vacinação com documento de identificação e caderneta de vacinação. A vacina pode ser administrada simultaneamente a outras vacinas do calendário. Pessoas com sintomas de dengue, COVID-19 ou resfriado devem adiar a vacinação até a completa recuperação.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias