- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalVacina da gripe: dúvidas sobre a imunização no DF

Vacina da gripe: dúvidas sobre a imunização no DF

Campanha começou no último dia 19 de março e vai até 31 de maio. Ao todo, são 125 salas de vacinação espalhadas pelo Distrito Federal.

A vacinação contra a influenza teve início na terça-feira passada (19) em 125 salas das unidades básicas de saúde (UBSs) do Distrito Federal, com o objetivo de imunizar pelo menos 90% da população que faz parte do grupo prioritário. Se você ainda não se vacinou devido a dúvidas, não se preocupe. A Agência Brasília entrevistou Tereza Pereira, gerente da Rede de Frio do DF, para esclarecer as principais questões sobre a imunização.

Durante a campanha de vacinação para os grupos prioritários, espera-se imunizar mais de 1 milhão de pessoas entre 19 de março e 31 de maio. Se houver doses remanescentes após esse período, a vacinação poderá ser estendida a pessoas que não estão no grupo de risco. Todos os locais de vacinação estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde.

Dúvidas esclarecidas!
Se o seu filho teve dengue recentemente, ele pode receber a vacina contra a gripe? Sim, desde que não apresente mais sintomas da dengue. Se ele teve COVID-19 e planeja receber a vacina contra essa doença, é necessário aguardar 30 dias. Se teve dengue e deseja se vacinar contra a dengue, deve esperar seis meses. Se teve COVID-19 e pretende tomar a vacina da dengue, basta aguardar a remissão dos sintomas. Se teve dengue recentemente e deseja se imunizar contra a influenza, é necessário esperar a remissão dos sintomas também.

Está com suspeita de síndrome respiratória? Pode tomar a vacina? Nossa recomendação é aguardar a remissão dos sintomas para evitar confundir a doença com possíveis reações à vacina contra a influenza.

Tomou a vacina no ano passado? Deve tomar este ano? Sim, é importante tomar todos os anos, pois as vacinas contêm cepas diferentes. Em 2024, as cepas H1N1 e H3N2 da vacina foram atualizadas, garantindo uma proteção mais eficaz contra esses vírus.

Quais são os efeitos colaterais mais comuns? As reações comuns após a vacinação incluem febre, dor no corpo e no local da aplicação, e mal-estar. Geralmente, esses sintomas desaparecem em 24 horas. Se persistirem por mais de 48 horas, é recomendável procurar uma UBS para avaliação.

Quando não se deve tomar a vacina da gripe? As únicas contraindicações são para bebês com menos de seis meses e para pessoas com alergia grave a ovos. Nesse caso, a vacinação deve ser realizada em um Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), sob supervisão médica.

Quem pode se vacinar neste momento inicial? As primeiras doses são destinadas a pessoas do grupo prioritário, incluindo idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, professores, trabalhadores da saúde, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, forças de segurança, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas e povos indígenas.

Bariátricos, diabéticos e hipertensos estão incluídos no grupo prioritário? Bariátricos e diabéticos podem receber a vacina, enquanto hipertensos só estão incluídos se tiverem problemas cardiovasculares associados. Para comprovar a condição, é necessário apresentar um relatório médico, receita de medicamentos ou cartão de acompanhamento em uma unidade de saúde.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias