- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalExposição fotográfica celebra os 53 anos de Ceilândia na Câmara Legislativa

Exposição fotográfica celebra os 53 anos de Ceilândia na Câmara Legislativa

Mostra revela a essência multifacetada da região administrativa mais populosa do Distrito Federal.

Em comemoração ao 53º aniversário de Ceilândia, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) inaugurou nesta segunda-feira (25) uma exposição fotográfica que presta homenagem à região administrativa mais populosa do DF. Intitulada “Olhares de Ceilândia: 53 anos de história”, a mostra está em exibição no Foyer do Espelho D’água da casa legislativa e permanecerá aberta ao público até o dia 19 de abril, com entrada gratuita.

A exposição, organizada pelo deputado distrital Max Maciel (PSOL), nativo de Ceilândia, retrata mais de cinco décadas da história da cidade. Com uma seleção cuidadosa de fotografias, que incluem registros históricos de arquivo público e imagens contemporâneas capturadas por moradores e entusiastas de Ceilândia, a mostra oferece uma visão multifacetada das paisagens, pessoas, monumentos e do cotidiano da região administrativa.

Entre os artistas responsáveis pelas obras estão Ester Cruz, Gu da Cei, Luan Bastos, Matheus Barros, Webert da Cru e Taís Castro, cujo trabalho revela a diversidade e riqueza cultural que caracterizam Ceilândia.

Max Maciel destacou a importância de contar a história da transformação de Ceilândia, desde suas origens como um conjunto de ocupações irregulares até se tornar um símbolo de resistência, cultura e diversidade. “Contra todas as mazelas e todos os índices de criminalidade, de fome e de abandono, é a cidade que impulsiona tantos artistas Brasil afora. Para além da vulnerabilidade de Ceilândia, eu também sei da potência e da beleza que essa cidade tem”, comentou o parlamentar.

A exposição também oferece uma reflexão sobre o território além dos estereótipos, como ressalta o fotógrafo e artista Gu da Cei. “Ceilândia é a grande inspiração do meu trabalho artístico e aparece de diversas formas: seja na influência que tem na minha construção como pessoa, seja na criação de um imaginário de outras Ceilândias. Acaba sendo uma reivindicação de que a cidade tenha mais praças, mais espaços de encontro e que seja consciente da sua própria história”, disse.

Luan Bastos, outro fotógrafo participante da exposição, enfatizou a riqueza cultural e as potencialidades de Ceilândia. “Faltam acessos, mas tem muita cultura pulsando na cidade desde sempre”, exaltou o artista.

A história de Ceilândia remonta à década de 1970, quando foi criada a Campanha de Erradicação das Invasões (CEI) pelo governo do DF para lidar com as ocupações irregulares. A região, que surgiu a partir da demarcação de milhares de lotes em uma área inicial de 20 km², expandiu-se rapidamente para se tornar a gigantesca região administrativa que é hoje, abrigando uma população diversificada e vibrante.

Serviço

• Exposição “Olhares de Ceilândia: 53 anos de história”;

• De 25 de março a 19 de abril;

• No Foyer do Espelho D’água da CLDF;

• Entrada gratuita.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias