Desde o início do ano, diversos órgãos do GDF têm unido esforços para combater a epidemia de dengue. Uma das medidas adotadas é o Dia D de combate à dengue, instituído por decreto pelo governador Ibaneis Rocha. Realizado todos os fins de semana, essa iniciativa inclui a remoção de entulhos, objetos inúteis e pneus para eliminar possíveis locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti.
A ação coordenada, que conta com a participação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Novacap, do programa GDF Presente e das administrações regionais, já resultou na remoção de 17.486 toneladas de resíduos de 30 regiões administrativas do DF desde o início do ano.
Somente no último fim de semana, foram recolhidas 9.273 toneladas de objetos inúteis das ruas de São Sebastião, Vicente Pires, Estrutural, Varjão, Samambaia, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Sobradinho e Santa Maria. O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, destaca que eventos como o Dia D têm um impacto positivo ao chamar a atenção da população para colaborar com as autoridades: “As comunidades se mobilizam, as pessoas observam o trabalho sendo realizado e se sensibilizam – elas se juntam à nossa campanha, o que nos dá esperança.” O secretário enfatiza que o trabalho é contínuo, intensificando-se durante o período chuvoso.
“Hoje enfrentamos o sério problema dos acumuladores; é fundamental denunciar e alertar”, ressalta o gestor, que faz um apelo à população: “Por favor, esteja atento dentro de sua residência; o problema pode estar mais próximo do que você imagina, então nos ajude. Nosso objetivo final é uma cidade mais limpa, organizada e cuidada, tanto pela população quanto pelo governo.”
Ação conjunta São realizados dois dias de trabalho intensivo de combate à doença todas as semanas, durante os eventos GDF Mais Perto do Cidadão. Além de Sobradinho, as atividades já abrangeram outras áreas, como São Sebastião, Vicente Pires, Estrutural, Varjão, Samambaia, Ceilândia, Pôr do Sol/Sol Nascente e Santa Maria.
Entre as regiões com maior quantidade de resíduos removidos estão Sobradinho, com 2.012 toneladas, e São Sebastião, com 1.300 toneladas. Em Santa Maria, foram retiradas 1.261 toneladas; no Varjão, apesar de ser uma área demograficamente menor, foram 440 toneladas.
“O SLU está nas ruas do Distrito Federal diariamente, removendo lixo descartado, mas a população continua a realizar descartes irregulares de resíduos”, alerta o diretor-presidente do SLU, Sílvio Vieira. “O lixo deve ser depositado nos locais apropriados, como os papa-entulhos, papa-lixos ou nos caminhões de coleta nos dias e horários designados.” Ele ressalta que, em 2023, foram removidas mais de 2 mil toneladas de lixo por dia no DF.