- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalPRD-DF tem novo presidente e deputado filiado

PRD-DF tem novo presidente e deputado filiado

O PRD é o partido criado a partir da fusão do Patriota e do PTB. O diretório regional da sigla no DF será chefiado por Lucas Kantoyanis.

O diretório regional do PRD-DF, partido resultante da fusão entre o Patriota e o PTB, tem agora uma nova liderança e um deputado distrital afiliado. Lucas Kontoyanis assumiu a presidência do partido a nível distrital. O deputado distrital Rogério Morro da Cruz, que se desligou do PMN há um ano, é o primeiro político com mandato a se juntar ao PRD-DF.

Conhecido por sua atuação nos bastidores políticos, Kontoyanis renunciou ao cargo de presidente do PMN-DF em uma carta assinada em 26 de março de 2024, para assumir a liderança local do novo partido. O diretório regional do PRD-DF estará em vigor até 30 de novembro de 2024, conforme registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sidney Pessoa de Queiroz e o advogado Marco Vicenzo integram a comitiva distrital do partido como vice-presidente e secretário-geral, respectivamente.

“Estamos preparados para os desafios que se aproximam. Com união, determinação e trabalho árduo, conduziremos o PRD a novas conquistas e vitórias”, afirmou Kontoyanis.

História do partido

Desde outubro de 2022, a fusão entre os partidos políticos PTB e PATRIOTA estava em curso, visando a criação de uma nova agremiação denominada “Mais Brasil”.

Após deliberações internas, optou-se por alterar o nome do partido para PRD: Partido Renovação Democrática, que terá o número 25 na urna eletrônica. Em 09 de novembro de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu a solicitação, e o registro foi oficializado por meio de publicação no Diário Oficial da União. A união do PTB e do PATRIOTA foi motivada pelo fato de que nenhum dos dois partidos alcançou o quociente eleitoral necessário nas eleições anteriores.

Sendo assim, o PRD tornou-se a terceira maior legenda política do Brasil em termos de filiação, com um total de 1,3 milhão de correligionários. Os dados foram levantados pelo site Congresso em Foco com base em informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Antes da fusão, em outubro de 2023, o PTB contava com 1,02 milhão de filiados, enquanto o Patriota tinha 319 mil.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias