- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDeputados reivindicam ações urgentes em prol da saúde mental dos policiais militares

Deputados reivindicam ações urgentes em prol da saúde mental dos policiais militares

Membros da CLDF alertam para a urgência de políticas públicas diante do aumento dos suicídios e da falta de atendimento psicossocial adequado na corporação.

Na última terça-feira (09), durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), uma demanda urgente por políticas públicas destinadas à saúde mental dos policiais militares em serviço no território distrital foi enfaticamente expressa pelos deputados. Recentemente, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Casa recebeu uma série de queixas relacionadas a este tema, gerando mobilização entre os legisladores que se manifestaram no comunicado dos líderes.

O deputado Fábio Felix (PSOL) foi contundente em sua denúncia: “Estou aqui hoje para cobrar do poder público que haja de fato tratamento e atendimento em saúde mental para os policiais militares do Distrito Federal. Eles lidam com questões fundamentais do conflito social, eles lidam com questões agudas da sociedade e não dá para um policial militar esperar quatro meses para uma supervisão em saúde mental, um atendimento psiquiátrico e psicossocial. Isso é inaceitável porque coloca em cheque também o direito da população à segurança pública”.

Por sua vez, o deputado Hermeto (MDB) compartilhou dados alarmantes: somente em 2024, nove policiais militares tiraram suas próprias vidas no Distrito Federal, muitos dos quais eram recém-ingressados na corporação. “É triste o que está acontecendo: a nossa corporação está sangrando, está sofrendo”, lamentou o parlamentar. “Precisamos de psiquiatras para atender a corporação, precisamos credenciar clínicas de psiquiatria, precisamos de valorização dos policiais e de um plano de reestruturação”.

Por fim, o deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil) também expressou sua sensibilidade em relação à questão, observando que não é possível assegurar uma segurança pública de qualidade sem cuidar adequadamente dos policiais que arriscam suas vidas diariamente em defesa da sociedade. Ele se uniu ao coro de colegas ao exigir o aumento do número de profissionais de saúde mental disponíveis para atender aos policiais militares.

Continue Lendo

Câmara Legislativa do DF recebe exposição do artista surdo Marcos Anthony

Após atrair milhares de visitantes no Museu Nacional da República, a exposição "Do Silêncio, Fez-se Arte", do artista surdo Marcos Anthony, chega ao Espaço...

Cruzeiro recebe dois novos campos sintéticos, calçadas renovadas e reforma da via principal

Os mais de 30 mil moradores do Cruzeiro têm motivos para comemorar. Nesta sexta-feira (4), o Governo do Distrito Federal (GDF) entregou novas melhorias...

Comentários

Últimas notícias