- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa aprova projeto para criação do Banco de Alimentos no Distrito...

Câmara Legislativa aprova projeto para criação do Banco de Alimentos no Distrito Federal

Iniciativa visa promover segurança alimentar e nutricional na região.

As Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) receberam autorização para criar um Banco de Alimentos na forma de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional. Nesta terça-feira (28), a Câmara Legislativa aprovou, em dois turnos e redação final, o Projeto de Lei nº 1.084/2024, de autoria do Poder Executivo, que viabiliza a medida.

De acordo com a proposta, a atuação do Banco de Alimentos se estenderá à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). A organização será responsável por formalizar parcerias com órgãos públicos do DF, dos municípios integrantes da Ride, e da União.

O Banco de Alimentos terá diversas atribuições, entre elas: arrecadar e distribuir alimentos, exceto bebidas alcoólicas; fomentar programas de combate à fome e desnutrição; receber doações de recursos públicos e privados; coibir o desperdício de alimentos; realizar campanhas para estimular a doação de alimentos; e promover cursos de capacitação.

Uma emenda apresentada pelo deputado Jorge Vianna (PSD) e aprovada pelos distritais cria o “Selo Distrital de Certificação de Empresa Consciente em Redução do Desperdício de Alimento”, incentivando a adesão das empresas privadas ao Banco de Alimentos do Distrito Federal.

Outra emenda, de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD), determina que alimentos obtidos por doação em eventos esportivos e culturais promovidos ou apoiados pelo Distrito Federal devem ser “preferencialmente” direcionados ao Banco de Alimentos.

Por fim, a deputada Jaqueline Silva (MDB), uma das entusiastas da iniciativa, reivindicou a inclusão da matéria para apreciação na sessão da Câmara Legislativa. Ela comemorou o resultado da votação e a aprovação unânime do PL nº 1.084/2024, que agora segue para sanção do governador.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias