- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa debaterá educação inclusiva em seminário

Câmara Legislativa debaterá educação inclusiva em seminário

Evento promovido pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura contará com a participação de diversos especialistas.

Nesta segunda-feira (17), a partir das 9h, a Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará um seminário para discutir a educação especial sob uma perspectiva inclusiva. A iniciativa é do deputado distrital Gabriel Magno (PT), presidente da comissão, e conta com o apoio do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF).

O encontro tem como objetivo articular ações que promovam um ambiente educacional acolhedor à diversidade, com foco no ensino especial e inclusivo. Este modelo visa garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de alunos com deficiência, altas habilidades ou superdotação. A entrada para o seminário é livre, e profissionais da educação, estudantes e a comunidade escolar estão convidados a participar.

De acordo com o deputado Gabriel Magno, o evento é uma oportunidade para enfrentar as dificuldades da educação inclusiva no Distrito Federal e conscientizar sobre a importância da luta anticapacitista. “Debateremos ações e proposições para que a educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, promova, de fato, um ambiente educacional que acolha a diversidade em todas as suas formas”, afirmou Magno.

Programação

• Mesa 1: Saudações

➝ Gabriel Magno, deputado distrital;
➝ Anna Paula Feminella, secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
➝ Rosilene Corrêa, representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE);
➝ Erika Kokay, deputada federal (PT-DF);
➝ Alexandre Mapurunga, diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação (MEC).

• Mesa 2: Painel e debate

➝ “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: Lutas e desafios”, com Luciana Custódio, representante do Sinpro-DF;
➝ “Modelo social da deficiência e/ou desenho universal para a aprendizagem”, com Olga Freitas, consultora da Unesco/MEC;
➝ Andréa Medrado, ativista, mãe típica e atípica, membro do grupo Pitt-Hopkins Brasil;
➝ Anderson Pereira de Andrade, representante das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc);
➝ Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do Governo do Distrito Federal;
➝ Amanda Cristina Ribeiro Fernandes, representante do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do DF (Coddede).

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias