Criada pelo governo de Ibaneis Rocha em 2019, a região administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol tem recebido a infraestrutura necessária para se tornar cada vez mais autossuficiente. Um passo fundamental nessa transformação é o investimento em educação, e, por isso, o Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou, nesta quinta-feira (19), a construção de uma nova escola, o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 601 do Sol Nascente. Com um investimento de R$ 10.298.053,60, a escola será construída no Trecho 1, Etapa 1, Quadra 601, Área Especial 03. Antigamente utilizado para despejo irregular de resíduos sólidos, o local será transformado em um espaço de ensino e mudança de vidas. O CEF terá capacidade para 700 alunos por turno, com 20 salas de aula e uma área construída de 5.110,16 m². Inicialmente, atenderá 1.400 alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, com possibilidade de expansão no futuro para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Educação e Saúde
Ao assinar a ordem de serviço para a construção do CEF 601 do Sol Nascente, o governador Ibaneis Rocha anunciou a construção de uma unidade básica de saúde (UBS) no terreno adjacente à escola e mencionou outros investimentos na região.
“Estamos priorizando a educação e a saúde,” afirmou o governador. “No nosso projeto, está prevista a instalação, a partir do próximo ano, de uma delegacia aqui. Queremos unidades da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e todas as unidades de saúde funcionando plenamente. Temos agora a licitação de uma unidade de pronto-atendimento em andamento junto ao IgesDF, que será instalada no Trecho 3 do Sol Nascente. E as obras estão em pleno andamento.” A escola terá três pavimentos, com rampas e escadas. Além das salas de aula, haverá espaços para artes cênicas, música, leitura, artes plásticas, multiuso, multimídia, grêmio estudantil e apoio pedagógico. O CEF também contará com cozinha industrial e refeitório, vestiários e sanitários, salas administrativas, pátio coberto e laboratórios. Serão construídos ainda um castelo d’água, central de gás (GLP), bicicletário, guarita, estacionamento, parquinho infantil e uma quadra de esportes coberta.
Facilidade
“Essa é uma das obras mais importantes da educação porque está em uma área abandonada por décadas. O CEF terá capacidade para 700 alunos por turno, totalizando 1.400 alunos,” explicou o secretário substituto de Educação, Isaías Aparecido. “Também vamos deixar de transportar alunos para outras regiões administrativas. É um grande avanço na educação, pois os alunos estarão próximos à escola, assim como suas famílias.” Aparecido mencionou que a secretaria vai licitar a construção de um Centro Educacional (CED) na Quadra 700 do Sol Nascente. Claudinete Oliveira, moradora da cidade, elogiou a construção da escola. “Muitas crianças saem daqui para estudar no Pôr do Sol e no P Sul, diminuindo as vagas dessas regiões. Agora, haverá mais vagas aqui, e o local, que era um lixão, será transformado em uma paisagem melhor e um espaço de ensino para nossas crianças e futuras gerações.”
Entregas no Sol Nascente
Em 2021, o GDF inaugurou a primeira creche na área do Pôr do Sol, o Cepi Jandaia, com capacidade para 188 alunos, e, em 2023, a primeira creche na área do Sol Nascente, o Cepi Sarah Kubitschek, com a mesma capacidade.
Antes disso, em 2020, foi inaugurada a Escola Classe JK, para 900 alunos. Além disso, o GDF, por meio da Terracap, cedeu um terreno para a construção de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFB).