- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCafé-escola da Casa de Chá inaugura na Praça dos Três Poderes

Café-escola da Casa de Chá inaugura na Praça dos Três Poderes

Espaço retoma o propósito original concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Localizada na Praça dos Três Poderes, a icônica Casa de Chá está sob nova gestão. A partir desta quarta-feira (26), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF) assumiu a administração do espaço, repassado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF). Sob a nova gestão do Senac, a Café-escola Senac Casa de Chá se torna um local dedicado à gastronomia e à qualificação profissional, promovendo cursos na área. O café-escola funcionará de quarta-feira a domingo, das 10h às 19h.

Durante a cerimônia de abertura, o governador Ibaneis Rocha celebrou a parceria e destacou a importância da Casa de Chá. “Tudo o que foi sonhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e que faz parte do conjunto urbanístico do Distrito Federal é de suma importância para todos nós. Este é um local no centro da cidade onde turistas e brasileiros visitam. Havia um grande clamor para que fosse reaberto e entregue à população. Estabelecemos uma parceria importante com o Sistema S e a Fecomércio do Distrito Federal, através do Senac. Temos agora a oportunidade de unir turismo e melhoria do atendimento à população do Distrito Federal com a formação profissional, que é essencial”, afirmou. “Hoje é um dia muito feliz para a história de Brasília. Estamos resgatando não só a Casa de Chá e sua parceria com o Senac, mas também a história de Oscar Niemeyer. Este é um patrimônio tombado, no centro do poder, e há muita história nesta Casa de Chá. Com este restaurante-modelo do Senac, resgatamos a Casa de Chá para a população”, acrescentou o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.

Como vai funcionar

A operação será no formato de café-escola, onde alunos do Senac-DF realizarão estágio supervisionado por instrutores da instituição. O projeto prevê a concessão do uso do espaço ao Senac por dois anos e meio, inicialmente, podendo ser prorrogado por igual período, totalizando até 10 anos. Sendo uma empresa pedagógica de gastronomia, o café-escola terá preços acessíveis, segundo o Senac. O objetivo é valorizar este patrimônio histórico e cultural, fomentar o turismo e oferecer ao público um local acessível e acolhedor.

“A ideia de Oscar Niemeyer era criar um local para encontros e descanso indispensável na Praça dos Três Poderes. Agora, o Senac retoma essa concepção e abre o espaço para turistas e a população de Brasília com a instalação de uma empresa pedagógica de gastronomia”, explicou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

O cardápio da Casa de Chá é assinado pelo chef brasiliense Gil Guimarães e incluirá representações da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal.

Projeto de Niemeyer

A Casa de Chá foi projetada por Oscar Niemeyer e intitulada na época como restaurante da Praça dos Três Poderes, conforme ele mesmo definiu em seu livro Quase Memórias. Entre 1965 e 1966, o arquiteto, de volta ao Brasil durante o período da ditadura, projetou o espaço, que se tornou palco de muitos encontros, incluindo os de trabalhadores que, após um dia de trabalho, se reuniam para rodas de violão e cantoria. O local viveu seu auge entre as décadas de 1970 e 1980.

A Casa de Chá possui uma arquitetura ímpar, com um prédio semienterrado e janelas ao longo de toda sua extensão, proporcionando uma visão livre do horizonte. É reconhecida como patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Reinaugurada em 2019, o espaço passou por pintura, polimento do mármore do piso e limpeza específica das paredes de mármore bruto. Além disso, o mapa localizado em frente ao CAT, que estava desgastado pelo tempo, foi substituído. O mobiliário e decoração da unidade foram cedidos por designers locais em parceria com a Associação dos Designers de Produto do Distrito Federal (Adepro-DF).

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias