O Governo do Distrito Federal (GDF) finalizou as obras de aterramento da cratera que se formou nas proximidades do Parque Ecológico Sementes, no Itapoã. A erosão vinha sendo usada por moradores como ponto clandestino de despejo de lixo e entulho, causando transtornos na região, especialmente em dias de chuva.
O serviço de recuperação do solo foi realizado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), em parceria com a Administração Regional do Itapoã, utilizando mão de obra e investimentos próprios. O material empregado na obra foi reaproveitado de outras intervenções de infraestrutura urbana, como a construção do Viaduto do Itapoã/Paranoá e a pavimentação de vias na região. “A Novacap disponibilizou os tratores e caminhões para que pudéssemos fechar essa erosão, num local que, infelizmente, era usado por algumas pessoas como lixão clandestino”, destacou o administrador regional Dilson Bulhões.
Paralelamente ao aterramento, o GDF também modernizou os sistemas de drenagem das principais vias da cidade, reduzindo o fluxo de águas pluviais na área. “Conseguimos conter toda a água que antes descia desordenadamente para essa região. Agora, as águas pluviais desaguam nas bacias que estão sendo construídas pela Novacap”, detalhou o gestor.
A dona de casa Ketholly Lorranny, de 23 anos, lembra como o local ficava durante os dias de chuva. “Toda vez a água descia derrubando e danificando tudo. A gente ficava ilhado. Meu esposo deixou de trabalhar um dia porque o carro não conseguia subir a rua”, relata. “Agora, vivemos outra realidade. Melhorou bastante a localização e o acesso”.
Além de resolver o problema das erosões, o governo está trabalhando para melhorar a segurança do trânsito para motoristas e pedestres no Itapoã. Toda a sinalização horizontal das principais ruas da cidade está sendo recuperada com a aplicação de tintas de alta durabilidade, com uma vida útil prevista de dois anos, nas faixas de pedestre, lombadas e eixos de via.
Os serviços abrangem a Avenida do Murão, Avenida da Fazendinha, Del Lago, Avenida do Muvuca e Independência. As obras estão sendo realizadas em duas etapas. A primeira fase já foi iniciada e conta com um investimento de R$ 650 mil, provenientes de emenda parlamentar.