- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalÁrea central de Brasília ganha mais 18 câmeras de monitoramento

Área central de Brasília ganha mais 18 câmeras de monitoramento

Os equipamentos foram disponibilizados através de um Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) firmou, nesta terça-feira (23), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O acordo prevê a doação de 18 câmeras de alta resolução e oito monitores para o Centro de Comando e Operações (CCO), integrando o Programa de Videomonitoramento Urbano (PVU) da secretaria. Este programa é responsável pelo monitoramento de eventos, manifestações e atividades no Distrito Federal.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, do presidente da ABDI, Ricardo Capelli, da comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ana Paula Habka, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sandro Gomes, entre outras autoridades. Os novos equipamentos da ABDI oferecem vantagens como maior resolução de zoom, capacidade de visão noturna por infravermelho e preparação para tecnologia de reconhecimento facial. Das 18 câmeras cedidas, 16 já estão operando na zona central de Brasília. Conforme o acordo, a manutenção e gestão das câmeras serão de responsabilidade da SSP/DF, que já investiu cerca de R$ 70 milhões no programa desde seu início em 2013.

A parceria faz parte do Eixo “Cidade Mais Segura” do programa “DF Mais Seguro – Segurança Integral”, lançado no final do ano passado pela SSP/DF. Este programa visa reduzir a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população, envolvendo a participação da sociedade civil e de vários órgãos.

Para o secretário Sandro Avelar, o ACT está alinhado com o conceito de cidades inteligentes, utilizando tecnologias para otimizar recursos. “A parceria propicia a redução dos crimes e o aumento da sensação de segurança da comunidade do Distrito Federal. Otimiza os recursos humanos e tecnológicos para a preservação do patrimônio e proteção dos cidadãos. Auxilia na redução do tempo de atendimento ao cidadão, no auxílio para elucidação dos crimes e no monitoramento de áreas de interesse nacional, onde ocorrem grandes eventos, racionalizando os meios empregados”, explicou. O presidente da ABDI, Ricardo Capelli, afirmou que a SSP/DF é o melhor destino para os equipamentos: “Tenho absoluta convicção de que a Secretaria fará um excelente uso desses equipamentos, que são extremamente importantes e auxiliarão significativamente o trabalho já realizado pela segurança pública do Distrito Federal”.

O monitoramento é integrado entre as forças de segurança e outros 31 órgãos, instituições e agências do governo local e federal, abrangendo 29 das 35 regiões administrativas do Distrito Federal, com 1.191 câmeras instaladas, incluindo as novas. As imagens são captadas e transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), ajudando nas ações de policiamento preventivo e melhorando a segurança e mobilidade urbana. Os equipamentos de alta resolução são usados em segurança, trânsito, saúde, prestação de serviços públicos e fiscalização, prevenindo crimes e monitorando áreas vulneráveis. As imagens são compartilhadas com batalhões da PMDF, CBMDF, delegacias da PCDF e outros órgãos locais e federais, sendo de uso exclusivo do serviço de segurança pública e armazenadas por no mínimo 30 dias.

Entre 2023 e 2024, a SSP/DF iniciou o programa nas regiões administrativas do Varjão, Jardim Botânico, Paranoá, Lago Sul e Lago Norte, com 195 novos equipamentos. As próximas regiões a serem atendidas ainda este ano são Vicente Pires, Sol Nascente/Pôr do Sol, Arniqueiras e Fercal.

O acordo também prevê o desenvolvimento de ações conjuntas para a promoção, fortalecimento e execução de atividades relacionadas ao desenvolvimento tecnológico e industrial, realização de estudos, intercâmbio de informações, promoção de seminários e cursos, desenvolvimento de projetos, pesquisas e atividades relevantes para ações de interesse comum.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias