- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalPlano Diretor de Transporte Urbano do DF: Atualização e obras visam melhorar...

Plano Diretor de Transporte Urbano do DF: Atualização e obras visam melhorar mobilidade urbana

Secretário de Transporte destaca avanços em evento nacional no TCDF.

A atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), junto com as obras de mobilidade, figura como uma das principais ações do governo para melhorar a mobilidade urbana no Distrito Federal (DF). A afirmação foi feita pelo secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, durante apresentação no segundo dia do 1º Encontro Nacional de Controle Externo, realizado nesta terça-feira (30) no Tribunal de Contas do DF (TCDF).

“Nossa previsão é entregar a atualização do PDTU até julho de 2025, avaliando a origem e o destino dos usuários do transporte público, o que é fundamental para entender como as pessoas se deslocam pela cidade, coletando informações sobre quais meios de transporte utilizam e por que fazem essas movimentações”, explicou Gonçalves. A atualização do plano orienta o planejamento de transporte e mobilidade, levando em conta o crescimento das cidades e a necessidade de deslocamentos da população, conforme previsto na legislação.

Para atualizar o PDTU, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF) já realizou audiência pública e vai conduzir pesquisas de origem e destino em domicílios e estações de metrô e ônibus. Essas pesquisas incluirão avaliações das infraestruturas para modos ativos, coletivos e de circulação viária.

Durante a apresentação, o secretário destacou que a concentração de deslocamentos para o Plano Piloto e a prioridade do transporte individual são os principais desafios da mobilidade local. “Mais de 60% das viagens do transporte coletivo são para o Plano Piloto. A concentração de empregos nesta região, a baixa rotatividade de passageiros ao longo das linhas e a ausência de restrições ao uso do automóvel são as principais causas para o congestionamento nas vias e déficit operacional significativo”, exemplificou.

Como medidas para mudar esse cenário, o secretário enfatizou que o Governo do Distrito Federal (GDF) tem implementado ações como a expansão do metrô para Samambaia e Ceilândia, a conclusão dos BRT Sul e Oeste e a revitalização da Rodoviária do Plano Piloto, por meio de concessão pública, cujo processo está em análise de propostas.

Além disso, o governo local planeja estimular o uso do transporte público no Entorno, com a expansão dos BRTs Sul, Oeste, Norte e Leste até os municípios goianos de Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto, Formosa e Jardim ABC.

Gonçalves também chamou a atenção para a complexa situação física, operacional e financeira do sistema de transporte coletivo, com um investimento de R$ 1,6 bilhão por ano do GDF, o que limita investimentos na expansão dos serviços e em setores sociais como saúde e educação. “Ao não elevar o preço da passagem, o DF faz um programa de transferência de renda, mantendo os níveis de passagem até R$ 5,50 (que é a maior tarifa)”, finalizou o secretário.

O evento também contou com a participação da secretária do Entorno do DF pelo Governo de Goiás, Carolina Fleury, e representantes dos Ministérios dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres, do Governo Federal.

Continue Lendo

Câmara Legislativa debate endurecimento de penalidades por queimadas ilegais no DF

Uma proposta de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), em tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), visa modificar a Política...

Zoológico presta atendimento a animais atropelados e conta com equipe de suporte em áreas atingidas por queimadas

O Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília realiza diariamente atendimentos não apenas aos animais residentes, mas também àqueles resgatados de atropelamentos, incêndios florestais e...

Comentários

Últimas notícias