O governador Ibaneis Rocha oficializou a campanha Solidariedade Salva como parte do calendário oficial do Distrito Federal por meio do Decreto nº 46.115/2024, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal nesta terça-feira (13). A medida busca fortalecer iniciativas de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A campanha Solidariedade Salva, de caráter permanente, é focada na arrecadação de alimentos não perecíveis para combater a insegurança alimentar. A iniciativa conta com a colaboração contínua de órgãos governamentais e da sociedade civil. “Em 2023, incluímos no calendário oficial do GDF as campanhas Agasalho Solidário, Vem Brincar Comigo e Nosso Natal, que já têm feito uma diferença significativa na vida de muitas pessoas em situação de vulnerabilidade.
Agora, em 2024, temos a satisfação de adicionar a campanha Solidariedade Salva, reforçando ainda mais nosso compromisso com a população do Distrito Federal. Essas campanhas oficiais são essenciais para garantir que o cuidado e a solidariedade cheguem a quem mais precisa em nossa comunidade”, afirma a primeira-dama e idealizadora dessas campanhas, Mayara Noronha Rocha. O novo decreto atualiza e revoga o Decreto nº 44.686/2023, que previa outras campanhas. Dessa forma, o calendário oficial agora inclui quatro campanhas: Solidariedade Salva; Agasalho Solidário, que ocorre de abril a julho; Vem Brincar Comigo, promovida de agosto a outubro; e Nosso Natal, organizada entre novembro e dezembro.
Todas essas campanhas estão sob a responsabilidade da Chefia Executiva de Políticas Sociais, vinculada ao gabinete do governador Ibaneis Rocha, com o objetivo de arrecadar doações conforme a temática de cada campanha e aumentar a conscientização sobre a importância de apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade.