- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalDeputados distritais debatem cessão do Hospital Cidade do Sol ao IGES-DF

Deputados distritais debatem cessão do Hospital Cidade do Sol ao IGES-DF

Parlamentares se dividem sobre a transferência da gestão; Chico Vigilante e Thiago Manzoni apoiam, enquanto Fábio Félix e Gabriel Magno criticam o modelo adotado.

A possível transferência do Hospital Cidade do Sol, em Ceilândia, para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF) foi tema central na sessão ordinária da Câmara Legislativa do DF (CLDF) nesta quarta-feira (21). Deputados distritais manifestaram opiniões divergentes sobre a questão, revelando um debate acalorado.

O deputado Chico Vigilante (PT) expressou apoio à transferência, elogiando o trabalho realizado na unidade. “Estive lá e pude comprovar um índice de satisfação de 100% dos usuários. É um hospital de porta fechada, mas as pessoas que estão lá dentro estão sendo tratadas com dignidade. Adianto que a transferência tem meu voto favorável”, afirmou Vigilante. A opinião foi compartilhada pelo deputado Thiago Manzoni (PL), que destacou a satisfação dos pacientes: “Todos os pacientes estão muito satisfeitos com a gestão do Hospital Cidade do Sol”.

Entretanto, o deputado Fábio Félix (PSOL) criticou o modelo de gestão do IGES-DF, manifestando-se contra a transferência. “O Hospital Cidade do Sol é de porta fechada, ou seja, é apenas um hospital de retaguarda do IGES. O paciente só é enviado para lá de ambulância pelo sistema, nenhum paciente é atendido na porta. Quando a gente começa a legitimar esse hospital, temos uma visão isolada do sistema. O problema é estrutural”, pontuou Félix.

Gabriel Magno (PT) também se posicionou contra a gestão do IGES-DF na unidade. “Em fevereiro, o governo alegou crise na saúde por causa da dengue e transferiu o hospital de forma temporária ao IGES. Alertei na época que isso levaria a uma transferência definitiva. É o que está acontecendo agora; estão entregando em definitivo mais uma unidade de saúde para o IGES”, criticou o parlamentar.

Apesar das divergências, o debate na Câmara Legislativa destacou a importância da discussão sobre a gestão da saúde pública no Distrito Federal. A possibilidade de transferência do Hospital Cidade do Sol ao IGES-DF reflete as diferentes visões dos parlamentares, mas também evidencia o compromisso de todos em buscar soluções que atendam melhor às necessidades da população.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias