A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) superou a marca de 100 mil doses da vacina contra a dengue aplicadas desde o início da campanha, em fevereiro de 2024. No entanto, cerca de 84,4% das crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo da campanha, ainda estão com o esquema vacinal incompleto. Segundo dados da pasta, apenas 41,2% desse grupo tomou a primeira dose e 15,6% completaram o ciclo com as duas doses necessárias. A meta estabelecida é vacinar 90% dessa população.
Com a chegada da estação chuvosa, um alerta é feito aos pais e responsáveis para que levem os jovens às salas de vacinação. “Sabemos que, nesse período, o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, aumenta significativamente. Por isso, é essencial usar todas as ferramentas de prevenção disponíveis”, ressalta o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.
Por que o público de 10 a 14 anos é prioritário?
O Ministério da Saúde definiu crianças e adolescentes de 10 a 14 anos como o público prioritário para a campanha de vacinação devido às altas taxas de hospitalização por dengue nessa faixa etária. A SES-DF é responsável pela distribuição das doses nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pela aplicação da vacina. “Cada sala de imunização conta com profissionais capacitados para garantir um atendimento seguro e eficaz. Estamos comprometidos em proteger a saúde da população”, afirma Sandra França, coordenadora de Atenção Primária à Saúde. Atualmente, cerca de 45 mil doses da vacina estão disponíveis nos estoques da rede pública.
Atenção, pais: são necessárias duas doses!
Segundo o boletim mais recente, até 12 de outubro de 2024, a SES-DF já aplicou 100.614 doses da vacina Qdenga em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Na rede privada, 3.066 doses foram aplicadas nessa mesma faixa etária. O ciclo vacinal exige duas doses, sendo que a segunda deve ser tomada 90 dias após a primeira. Contudo, a adesão à segunda dose foi baixa: apenas 15,6% do público-alvo completou o esquema vacinal. Entre os jovens de 11 anos, o índice é de 22,4%, enquanto entre os de 14 anos é de apenas 10,7%.
O objetivo da campanha é vacinar pelo menos 90% das crianças e adolescentes. Em relação à primeira dose, 41,2% já foram imunizados. A maior cobertura é entre crianças de 10 anos, com 63,1%, enquanto a mais baixa está entre os adolescentes de 14 anos, com 29,1%.