- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalKarol Guimarães critica manipulação eleitoral e defende respeito à autodeclaração racial na...

Karol Guimarães critica manipulação eleitoral e defende respeito à autodeclaração racial na OAB-DF

Líder da chapa "A OAB Que Eu Preciso" denuncia oportunismo e incoerência em candidaturas rivais na Ordem dos Advogados do Brasil.

A advogada Karol Guimarães, candidata pela chapa 99 “A OAB Que Eu Preciso”, expressou duras críticas ao que considera uma manipulação ética no processo eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal (OAB-DF). Diferentemente de outras candidaturas, a chapa de Karol é a única que não impugnou candidaturas com base em autodeclaração racial, reafirmando o compromisso com o respeito a esse direito fundamental, uma conquista crucial na luta por justiça racial. Para Karol, questionar a autodeclaração é um ato discriminatório que fere os princípios de igualdade da Ordem.

Recentemente, Karol condenou o que descreveu como “oportunismo” da candidata Cristiane Damasceno, a quem acusou de pertencer a um grupo que domina a instituição há décadas. Segundo Karol, Damasceno teve sua autodeclaração racial questionada por outro integrante desse mesmo grupo, Everardo Gueiros, em uma atitude que considerou um “vale-tudo vergonhoso”. Para Karol, o uso político desse tema sensível é inadmissível. “Questionamentos sobre autodeclaração racial violam os valores de igualdade e inclusão que deveriam ser protegidos pela OAB”, afirmou.

Karol Guimarães, que vem de uma família negra, também manifestou sua indignação com a postura de Damasceno, que, segundo ela, utiliza a questão racial para se promover politicamente. “É vergonhoso usar um tema que causa tanto sofrimento para fins eleitorais”, pontuou Karol, questionando a autenticidade do posicionamento de Damasceno. “Onde estava essa candidata quando teve a chance de promover mudanças reais?”.

Incoerências Passadas e Conveniências Presentes

A advogada destacou ainda o contraste entre a postura atual de Damasceno e suas ações passadas. Karol lembrou que, em eleições anteriores, Damasceno, então presidente em exercício da Ordem, apoiou impugnações baseadas nas cotas raciais para beneficiar suas alianças. “Ela apoiou a criação de uma subcomissão de heteroidentificação, conforme o Provimento 222, no Conselho Federal da OAB, e agora experimenta o efeito dessa mesma decisão”, afirmou Karol.

Uma Campanha Focada no Propósito Original da OAB

A chapa 99 faz um apelo aos advogados e advogadas do DF para que priorizem o verdadeiro objetivo das eleições: representar aqueles que foram excluídos pelo sistema da OAB, incluindo negros, pessoas com deficiência e outras minorias sociais. Karol Guimarães reforça a importância de combater o oportunismo e restaurar a OAB-DF como um espaço de todos os advogados. “Não se trata de vantagens pessoais; trata-se de inclusão e de devolver a voz aos 99% marginalizados”, concluiu a candidata, que se apresenta como uma liderança disposta a promover a mudança e a inclusão real na instituição.

Continue Lendo

Colaboradores do HRSM passam por capacitação voltada para a segurança do paciente

Os profissionais de saúde do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) passam por um treinamento sobre as seis metas de segurança do paciente, promovido...

Novos contemplados pelo DF Social têm até o dia 26 para abrir a conta no BRB

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.422 novas famílias para serem incluídas no programa DF Social. Essas famílias devem abrir a conta social...

Distrito Federal ganha nova divisão policial para combate ao extremismo violento

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou nesta quinta-feira (21) o decreto que oficializa a criação da Divisão de Proteção e Combate ao...

Comentários

Últimas notícias