As placas de endereçamento do Guará foram renovadas e agora trazem informações mais detalhadas, visando facilitar o trânsito de motoristas e pedestres. A atualização, com um investimento de R$ 3 milhões, é realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e vai abranger todas as quadras da região administrativa, promovendo mais mobilidade e segurança para os mais de 145 mil habitantes do Guará. Até o momento, cerca de 1.800 das 2.100 novas sinalizações já foram instaladas, contemplando desde áreas residenciais e comerciais até avenidas e vias públicas. Recentemente, as quadras QIs 1, 2, 3, 4, 5, 6, 9, 10, 12, 14, 16, 18 e 20 receberam as novas placas.
O administrador regional do Guará, Artur Nogueira, destaca que a substituição das antigas sinalizações irá facilitar a circulação de todos, incluindo entregadores, motoristas de aplicativos, ambulâncias e viaturas policiais. “Era uma demanda antiga da comunidade, e conseguimos instalar em todo o Guará”, comenta. “Antes, as placas eram apagadas e sem padrão, o que dificultava bastante”.
Placas com mais visibilidade e especificidade
As novas placas têm um layout azul e são maiores do que as anteriores, informando a quadra, o conjunto e se o lote é par ou ímpar. Para Adaelson Luiz da Silva, servidor público de 54 anos e morador da cidade há mais de três décadas, as novas sinalizações são um avanço. “Agora a placa está bem mais específica e visível, tanto para motoristas quanto para pedestres”, avalia. “Isso ajuda quem é de fora e quem mora aqui, pois as divisões entre o Guará e o Guará II costumam confundir. A sinalização vai melhorar isso”.
A aposentada Maria das Graças de Jesus, de 73 anos, também aprova as mudanças. Ela observa que as placas antigas estavam enferrujadas e pouco visíveis. “Agora, a gente vê tudo de longe, a sinalização ficou muito mais clara e valoriza a nossa segurança, facilitando a indicação de endereços”.
Para a estudante Maria Eduarda Barros, de 17 anos, as novas placas são especialmente úteis para quem circula a pé ou de bicicleta. “É importante, porque facilita encontrar os locais sem precisar usar aplicativos como o Waze”.
Laura Martins, chefe do Núcleo de Obras Civis do DER-DF, informou que outras regiões administrativas, como Paranoá e Gama, também estão recebendo melhorias na sinalização vertical. “Algumas regiões estavam com falta de sinalização ou com placas deterioradas. O objetivo é tornar o tráfego mais claro para os moradores, eliminando dúvidas sobre localização”.
Participação da comunidade
A população pode solicitar a instalação de placas de endereçamento pelo site da Ouvidoria no Participa DF. Outros serviços, como podas de árvores, recapeamento e recolhimento de inservíveis, também podem ser demandados, além de elogios, reclamações e sugestões.