Na manhã desta sexta-feira (22), o secretário de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal, Valter Casimiro, esteve no Setor Policial Sul para acompanhar o progresso das obras de drenagem pluvial sob a linha do metrô. Utilizando tecnologia avançada, o projeto conecta o sistema de drenagem local à bacia da Vila Telebrasília, empregando um método não destrutivo. Nesta etapa, o investimento é de R$ 6 milhões.
Um dos principais desafios da obra é a instalação de um tubo metálico sob a linha férrea do metrô. O processo utiliza um macaco hidráulico para tracionamento, uma solução altamente precisa que atende às rigorosas exigências técnicas da companhia metroviária, como o limite de recalque de até dois centímetros, preservando a segurança do solo e da estrutura ferroviária. A execução consiste em conectar os dois lados do trecho com hastes e, com o auxílio do macaco hidráulico, tracionar o tubo lentamente enquanto ele é escavado manualmente, trecho por trecho. Essa técnica será aplicada nos 29 metros de extensão da galeria.
“A tecnologia de tracionamento com macaco hidráulico é a melhor alternativa para garantir a integridade do solo e da linha férrea, sem interromper as operações do metrô. Antes da escavação, realizamos diversas simulações em modelagem de elementos finitos para prever possíveis recalques”, explica André Pereira, engenheiro responsável pela obra.
O processo é monitorado em tempo real para assegurar a estabilidade da escavação, utilizando ferramentas como benchmark, pinos convergentes, tassômetros e levantamento topográfico com mangueira de nível. “Essa obra possui altíssima complexidade técnica e exige monitoramento 24 horas por dia. Contamos com instrumentos modernos para controlar qualquer deslocamento na zona do metrô durante a construção dos poços, garantindo a segurança da escavação e preservando os trilhos”, detalha o secretário Valter Casimiro.
Drenagem e mobilidade urbana
A obra de drenagem pluvial do Setor Policial Sul integra um conjunto maior de intervenções urbanas e de mobilidade. Além da rede de drenagem, o projeto contempla a construção do corredor BRT, a pavimentação de uma nova faixa no Setor Policial Sul, a implantação de calçadas e ciclovias compartilhadas, e a finalização das obras de infraestrutura da Expansão Sul do Plano Integrado de Mobilidade (Espiêmea).
“A conclusão da nova galeria está prevista para janeiro. Este projeto resolve de forma definitiva os problemas de drenagem na região e promove melhorias na mobilidade, oferecendo benefícios permanentes à cidade. Essa integração é um marco para o Distrito Federal”, conclui o secretário.