- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalBNDES aprova financiamento para expansão do Metrô-DF em Samambaia

BNDES aprova financiamento para expansão do Metrô-DF em Samambaia

Projeto contempla novas estações, melhorias de infraestrutura e deve beneficiar 10 mil pessoas.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de R$ 400 milhões para a expansão da Linha 1 do Metrô do Distrito Federal (Metrô-DF) na região administrativa de Samambaia. A iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e será executada por meio da linha Finem (Incentivada B, Mobilidade – Sistema sobre trilhos ou BRTs).

Com a contrapartida financeira de 10% por parte do Governo do Distrito Federal (GDF), o empréstimo havia sido autorizado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em outubro de 2024. A próxima etapa inclui a assinatura do contrato de financiamento e, posteriormente, a liberação dos recursos para dar início às obras.

Segundo Fernando Jorge, diretor-técnico do Metrô-DF, a aprovação pelo BNDES reflete o comprometimento da Companhia com as demandas da população. “Trabalhamos muito neste projeto e a aprovação do financiamento pelo BNDES foi recebida com grande alegria. Mostra que a Companhia está no rumo certo para entregar a expansão de Samambaia, que é uma demanda antiga da população”, afirmou.

Detalhes do projeto

O projeto prevê a ampliação de 3,6 km na Linha 1, partindo da atual Estação Samambaia, com a construção de duas novas estações, identificadas como nº 35 e nº 36. As estações serão localizadas próximas à UPA e ao Centro Olímpico da região.

Além disso, estão previstas obras de infraestrutura essenciais, como a construção de uma subestação retificadora, a implantação de sistemas fixos para a operação da linha, três viadutos com passagem de pedestres integrada e quatro passarelas aéreas para pedestres e ciclistas. Esses elementos estarão estrategicamente posicionados nos principais pontos de circulação utilizados pela comunidade.

Cronograma e impacto

O consórcio responsável pelas obras foi definido em 2024, após um processo licitatório. Atualmente, os projetos executivos estão em fase de finalização, e a previsão é que as obras tenham duração de quatro anos. Estima-se que aproximadamente 10 mil pessoas serão beneficiadas diretamente pela expansão.

Continue Lendo

Câmara Legislativa se reúne com MTST para destravar programa habitacional no Recanto das Emas

Na sessão ordinária desta quarta-feira (22), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebeu representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que ocuparam...

DF é contemplado com três projetos de preservação cultural no Novo PAC

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (22), o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Claudio Abrantes, e o...

Comentários

Últimas notícias