- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalAeroporto de Brasília é reconhecido como o segundo mais pontual do mundo

Aeroporto de Brasília é reconhecido como o segundo mais pontual do mundo

Estudo realizado por uma renomada empresa de análises de aviação destaca a relevância da infraestrutura da capital brasileira.

O Aeroporto de Brasília, terceiro terminal aéreo mais movimentado do Brasil e um dos principais hubs de conexão de voos do país, foi classificado como o segundo mais pontual do mundo em 2024 na categoria de aeroportos de médio porte, ficando atrás apenas do aeroporto de Tocumen, no Panamá. Essa colocação foi obtida através de um levantamento de desempenho de pontualidade realizado pela Cirium, uma empresa londrina especializada em dados e análises de aviação, que avalia a performance e confiabilidade de companhias aéreas e aeroportos. A pontualidade é medida com base nos voos que partem dentro de 15 minutos do horário previsto. Este desempenho garantiu ao Aeroporto de Brasília a liderança em pontualidade no Brasil em todas as categorias.

O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, destacou que em 2024 houve uma expansão da malha aérea internacional, o que fortaleceu o turismo e as atividades econômicas em Brasília. “Esse reconhecimento é uma prova do compromisso com a excelência operacional e reafirma a posição estratégica de Brasília como um destino bem conectado para turismo e negócios. Nossa meta é alcançar o primeiro lugar neste ano”, afirmou Araújo.

Em 2023, o Aeroporto JK, administrado pela Inframerica, já havia sido o quarto mais pontual do mundo na categoria de terminais que movimentam entre 10 e 15 milhões de passageiros por ano. Em 2024, o aeroporto registrou 88,19% dos voos partindo no horário, totalizando mais de 106 mil voos pontuais.

Josmário Brito, superintendente de operações da Inframerica, ressaltou a infraestrutura diferenciada do aeroporto, que conta com duas pistas para operações simultâneas. Ele enfatizou o trabalho coordenado entre as equipes de solo, torre de controle, fiscais de pátio, companhias aéreas, profissionais do Centro de Operações e órgãos públicos. “A colaboração entre todos é fundamental para garantir a segurança e a pontualidade, evitando atrasos em cadeia em outros aeroportos,” explicou Brito.

Continue Lendo

Ampliação de cotas na UnDF prioriza estudantes de escolas públicas

A Lei nº 7.458/2024, de autoria do deputado distrital Ricardo Vale (PT/DF), que expande o sistema de cotas nos cursos de graduação da Universidade...

Retomada da Concessão da Rodoviária do Plano Piloto

A transição para a concessão da gestão da Rodoviária do Plano Piloto à iniciativa privada será retomada nos próximos dias. As empresas do consórcio...

Comentários

Últimas notícias