- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalApós reforma, GDF dá início à limpeza das pedras portuguesas da Praça...

Após reforma, GDF dá início à limpeza das pedras portuguesas da Praça dos Três Poderes

Com a manutenção da área finalizada, a próxima etapa será realizada à noite para não interferir no fluxo de turistas.

A manutenção das pedras portuguesas na Praça dos Três Poderes foi concluída e, a partir desta segunda-feira (13), terá início a etapa de limpeza do piso. Após a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) finalizar os ajustes e substituições das pedras, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) aplicará um produto específico para higienizar o icônico piso da praça.

O SLU utilizará 20 litros do produto Pedrex e um caminhão-pipa com capacidade para 12 mil litros de água, o suficiente para limpar uma área de 27 mil m². O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 900 mil na manutenção. Dos 26 mil m² da praça, aproximadamente 6 mil m² tiveram as pedras repostas. As pedras em bom estado foram reaproveitadas, enquanto as novas, adquiridas em Juiz de Fora (MG), substituíram as danificadas.

Carlos Spies, diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, explicou que a manutenção foi realizada manualmente, quase de forma artesanal. “Foi um trabalho cuidadoso para garantir que as pedras não se soltem novamente. A Novacap está comprometida com a manutenção da cidade, garantindo que a praça continue acessível e agradável para os visitantes. A praça é do povo e para o povo”, afirmou.

O trabalho de manutenção começou em 21 de outubro, focado em melhorar a acessibilidade e a estética do local. Aproximadamente 20 trabalhadores da Novacap participaram da intervenção, realizada em quadrantes para permitir a circulação dos visitantes sem a necessidade de interdição total.

O subdiretor de Gestão de Limpeza Urbana do SLU, Everaldo Araújo, detalhou o processo de limpeza: o produto químico é aplicado e deixado agir por 10 minutos antes de ser removido com uma enceradeira e enxaguado para eliminar toda a sujeira das pedras. “O Pedrex é ideal para esse tipo de limpeza de pedras”, explicou.

A limpeza será realizada por uma equipe de 15 pessoas durante o período noturno, das 19h às 2h40, ao longo de sete dias, para minimizar o impacto no fluxo de turistas e veículos durante o dia.

Visitantes da praça, como a psicóloga Mônica Roza e sua filha Manuela Piccin, elogiaram a manutenção. Mônica destacou a importância do local como símbolo histórico e político do país, enquanto Manuela se impressionou com a grandeza e beleza da praça, enfatizando a importância da manutenção para melhorar a acessibilidade e a estética do espaço.

A estudante Sofia Rios, de Salvador (BA), também se surpreendeu com o tamanho da praça e reforçou a relevância da manutenção para preservar a beleza e segurança do local, garantindo que continue a impressionar os turistas e incentivá-los a retornar.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias