Na próxima segunda-feira (27), os alunos das escolas particulares do Distrito Federal retornarão às aulas. Para garantir maior segurança no trajeto entre casa e escola, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está promovendo diversas ações. Além da Campanha Volta às Aulas, que levará atividades educativas para as proximidades das escolas ao longo das próximas semanas, o órgão está atuando em várias frentes: inspeções na sinalização de trânsito próximo às instituições de ensino, renovação de autorizações para transporte escolar, intensificação da fiscalização em faixas de pedestres, orientação aos pais sobre a escolha de transporte escolar adequado, entre outras iniciativas.
“O deslocamento das nossas crianças deve ocorrer de forma segura. Tanto pedestres quanto motoristas precisam seguir as regras de trânsito e estar atentos aos cuidados necessários, desde a saída de casa até a chegada à escola”, destaca o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka.
Sinalização de travessias
No início de 2024, um mutirão renovou a sinalização das faixas de pedestres próximas às escolas. Muitas delas ainda estão dentro do prazo de garantia de 12 meses. A Diretoria de Engenharia está monitorando esses locais para acionar as empresas responsáveis pela pintura em caso de necessidade ou incluir as faixas no cronograma de novas sinalizações ao fim da garantia. Esse serviço também é realizado em áreas de grande circulação de pedestres.
Educação no trânsito
Durante o mês de janeiro, a Diretoria de Educação de Trânsito intensificou suas ações para conscientizar a população sobre a importância de uma travessia segura, especialmente com o aumento do fluxo de pedestres e veículos devido ao retorno às aulas.
Estão programadas intervenções artísticas, como apresentações teatrais, bonecos, repentistas e distribuição de materiais educativos, para reforçar as medidas de segurança tanto para estudantes quanto para motoristas. Adesivos educativos serão entregues às crianças, e os pais receberão orientações sobre o que observar ao contratar transporte escolar.
Transporte escolar
A Diretoria de Credenciamento de Entidades e Profissionais (Dicrep) tem intensificado o trabalho de emissão e renovação de autorizações para transportadores escolares. Atualmente, 823 profissionais estão autorizados a operar de forma segura no Distrito Federal. A lista completa pode ser consultada neste link.
Fiscalização e policiamento
Nas próximas semanas, o Detran-DF realizará operações de fiscalização em pontos estratégicos, monitorando travessias de pedestres, fluxo de trânsito e embarque e desembarque de passageiros. Haverá também blitzes escolares focadas na verificação da documentação de veículos e condutores de transporte escolar. Motoristas sem a devida autorização estarão sujeitos à multa de R$ 1.467,35, sete pontos na CNH e apreensão do veículo, conforme o artigo 230, inciso XX, do Código de Trânsito Brasileiro.