A primeira sessão ordinária da terceira sessão legislativa da nona legislatura foi aberta nesta terça-feira (4) na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), reunindo parlamentares e autoridades do Poder Executivo e Judiciário. O evento marcou o início dos trabalhos do ano, reforçando a colaboração entre as instituições para o desenvolvimento do DF.
O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), destacou a importância do compromisso dos parlamentares com a população. “Que este seja um ano de muito trabalho em prol dos cidadãos do Distrito Federal”, declarou.
A vice-governadora Celina Leão (PP) reconheceu o papel fundamental da CLDF na viabilização de projetos e políticas públicas. “Tudo que estamos entregando ao Distrito Federal passou por esta Casa”, afirmou. Entre as iniciativas mencionadas, estão a gratificação dos agentes comunitários de saúde, a reestruturação do Hemocentro, leis voltadas à proteção das mulheres em situação de violência e dos superendividados, além da expansão de vagas na saúde e a maior nomeação de policiais da história do DF.
O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Waldir Leôncio, ressaltou a relevância da parceria entre os Poderes para a garantia dos direitos da população. “Este é um momento de renovação de compromissos, e o tribunal está junto na luta por direitos, colaborando para o aperfeiçoamento da legislação e a segurança jurídica”, afirmou.
O procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, e o defensor público-geral do DF, Celestino Chupel, também reforçaram a importância da CLDF na defesa dos interesses da sociedade. “A Casa do Povo representa tanto a voz da maioria quanto a da minoria, e isso é essencial para avanços sociais e econômicos”, disse Seigneur. Para Chupel, “o Poder Legislativo garante o futuro da sociedade ao promover melhorias fundamentais para a população do DF”.