Um ato de solidariedade pode fazer toda a diferença para quem luta pela vida. A doação de plaquetas por aférese é essencial no tratamento de pacientes com câncer, submetidos a transplantes ou cirurgias complexas. No Distrito Federal, essa doação pode ser feita na Fundação Hemocentro de Brasília, com segurança e tecnologia automatizada, utilizando um kit estéril e descartável.
“A aférese é um tipo de doação automatizada em que uma máquina separa o componente sanguíneo necessário”, explica Kelly Barbie, gerente de Captação de Doadores do Hemocentro. “Ela pode ser utilizada para coletar plaquetas, hemácias, plasma e até para transplante de medula.”
O procedimento dura entre 60 e 90 minutos e consiste na passagem do sangue do doador por um equipamento que separa as plaquetas por centrifugação, devolvendo os demais componentes ao organismo. “Embora demore um pouco mais, essa doação é fundamental para pacientes vulneráveis, como os que enfrentam câncer, transplantes ou grandes cirurgias”, ressalta a especialista.
Queda nas Doações
Em janeiro de 2025, o Hemocentro recebeu 104 candidatos à doação de plaquetas por aférese, número inferior aos 147 registrados no mesmo período de 2024. Apesar de o estoque estar regular, a curta validade das plaquetas exige um fluxo constante de doadores.
Diferente da doação convencional, que demanda até oito bolsas para formar um concentrado de plaquetas, a aférese permite que um único doador forneça a quantidade necessária para um paciente, tornando o processo mais eficiente.
Ciente dessa importância, Anderson Alves Magalhães, 31, doa plaquetas regularmente. “Sou doador há mais de 10 anos”, conta. “Comecei com a doação de sangue total e fui convidado a conhecer a doação de plaquetas. Desde então, faço questão de doar mensalmente. Conheço pacientes oncológicos que dependem dessa doação e sei o quanto ela é necessária.”
Morador de Planaltina, ele percorre 40 km a cada 30 dias para ajudar quem precisa. “A doação de plaquetas pode ser feita a cada 15 dias, mas prefiro doar mensalmente e já deixo a próxima doação agendada. O processo é ágil, desde a triagem até a coleta.”
Como Doar
Para doar plaquetas por aférese, é necessário:
- Ser homem, ter entre 18 e 55 anos,
- Pesar mais de 60 kg,
- Ter sangue tipo A ou O positivo.
As mulheres não participam desse tipo de doação, pois, em alguns casos, podem ter anticorpos desenvolvidos durante a gravidez, o que pode causar reações nos receptores. Já a escolha das tipagens A e O ocorre porque são as mais compatíveis com a maioria dos pacientes que necessitam desse hemocomponente.
A coleta por aférese é realizada mediante agendamento pelos telefones (61) 3327-4413 ou (61) 3327-4447, ou pelo WhatsApp (61) 99136-2495. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, nos horários de 7h30, 9h e 10h30.