- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalPrograma de castração do GDF beneficiou mais de 700 animais em fevereiro

Programa de castração do GDF beneficiou mais de 700 animais em fevereiro

Oferecidas gratuitamente mediante agendamento online, as cirurgias realizadas em clínicas parceiras contribuem para a prevenção de doenças e o controle da população de cães e gatos em situação de rua.

A castração de cães e gatos no Distrito Federal é uma medida essencial para o controle populacional e a promoção da saúde animal, ajudando a reduzir casos de abandono e prevenir doenças. Com esse objetivo, o Programa Castra DF oferece o serviço gratuitamente aos tutores e, em fevereiro de 2025, disponibilizou 720 vagas. Ao longo de 2024, a Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF) alcançou a marca de 15.611 castrações realizadas.

“O Governo do Distrito Federal tem um compromisso sólido com essa causa, ampliando o acesso ao serviço para garantir mais qualidade de vida aos animais e bem-estar à sociedade”, destacou Ricardo Villafane, secretário da pasta.

Os agendamentos são feitos mensalmente pelo site do programa, onde também é possível conferir as datas e horários de inscrição, além de informações detalhadas sobre o procedimento. Entre as clínicas conveniadas estão: Coração Peludinho, no Gama; Clínica Dr. Juzo, em Samambaia; e Pet Adote, no Paranoá.

Experiência dos Tutores

Morador do Sol Nascente, o estudante Sebastian Barroso, 23 anos, levou seu gatinho Apolo para ser castrado na Clínica Dr. Juzo pelo programa. Ele já realizou a castração de dois felinos pelo Castra DF e elogia a iniciativa.

“Todo o processo foi tranquilo, e o atendimento da clínica é excelente. Todos são muito educados e explicam tudo direitinho. É uma ajuda imensa, porque a castração particular é muito cara. Como estudante, eu não teria condições de pagar, então fico muito grato por conseguir essa oportunidade”, relata.

Regras e Orientações

Para participar do programa, é necessário seguir algumas regras:
Cada CPF pode registrar no máximo dois agendamentos;
Apenas moradores do Distrito Federal podem participar, sendo obrigatória a apresentação de comprovante de residência no dia da cirurgia;
Menores de 18 anos não podem realizar agendamentos;
✅ Após a inscrição, não é permitido alterar a espécie ou o sexo do animal;
Em caso de cancelamento, a vaga será perdida;
✅ No dia do procedimento, os tutores devem levar documento de identificação com foto, comprovante de residência em nome do responsável e o comprovante de agendamento impresso.

Impacto nas Clínicas Parceiras

O veterinário Rogério Augusto Juzo, responsável por uma das clínicas parceiras em Samambaia, explica que o GDF avalia a capacidade de atendimento das clínicas antes de firmar a parceria.

“As castrações são subsidiadas pelo governo, o que ajuda a aumentar o movimento na clínica e divulgar nossos serviços. Mas o maior impacto é para a população, especialmente para as famílias de baixa renda que não teriam condições de pagar por esse procedimento”, destaca.

Ele reforça os benefícios da castração para a saúde dos pets:

📌 Redução da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis;
📌 Diminuição do comportamento reprodutivo, reduzindo fugas e brigas;
📌 Menos chances de tumores de mama em fêmeas;
📌 Prevenção de infecções uterinas e doenças ovarianas;
📌 Evita gestações indesejadas, reduzindo o número de animais abandonados.

“Castração é um ato de amor. Muitos filhotes acabam sem um lar porque as pessoas não conseguem cuidar de ninhadas inesperadas”, acrescenta o veterinário.

Pré e Pós-Operatório

O procedimento cirúrgico é totalmente gratuito, mas em alguns casos pode ser recomendada a realização de exames pré-operatórios (como hemograma, bioquímico ou eletrocardiograma), que ficam sob responsabilidade do tutor.

🕐 Jejum: O animal deve permanecer sem comida por 6 a 12 horas antes da cirurgia para evitar complicações anestésicas.
📌 Cuidados pós-operatórios: O tutor recebe um panfleto com orientações detalhadas sobre o período de recuperação, que pode incluir apatia, falta de apetite e ausência de urina ou fezes nas primeiras horas.

“Nós só liberamos os animais quando estão totalmente despertos e monitoramos a recuperação. O retorno para retirada dos pontos acontece entre 7 e 15 dias, mas se houver qualquer problema nesse período, os tutores podem procurar a clínica que damos suporte”, explica Rogério.

O veterinário também faz um alerta sobre as faltas nos procedimentos agendados: cerca de 30% das vagas são desperdiçadas por não comparecimento.

“Isso prejudica outras pessoas que aguardam pela castração e impacta nossa programação na clínica. Cada vaga perdida poderia ter beneficiado um animal que realmente precisa”, finaliza.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias