A população do Distrito Federal tem a chance de contribuir com soluções para os desafios climáticos ao participar da 5ª Conferência Distrital do Meio Ambiente, que acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro. O evento, gratuito e aberto à comunidade, será realizado na Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), no SGAS 907, Conjunto A, das 8h às 18h.
Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente do DF (Sema-DF), a conferência tem como objetivo promover debates e priorizar propostas voltadas à mitigação e adaptação às mudanças climáticas, além de fortalecer a governança ambiental em nível distrital e nacional. Qualquer pessoa com mais de 16 anos e residente no DF há pelo menos dois anos pode participar.
Para garantir a ampla participação da sociedade, o evento oferecerá transporte e alimentação gratuitos. “Estamos trabalhando para democratizar a participação de todos os segmentos da sociedade. Queremos construir, de forma conjunta, estratégias e políticas ambientais eficazes”, explica Glauco Amorim, chefe da Assessoria de Políticas Públicas Ambientais da Sema-DF.
A vice-governadora Celina Leão destaca a importância da conferência para aproximar a sociedade do processo de formulação de políticas ambientais. “Nosso governo acredita que o diálogo é essencial para construirmos soluções alinhadas às necessidades reais da população e garantir um futuro sustentável”, afirma.
Com o tema “Emergência climática – O desafio da transformação ecológica”, o encontro faz parte de uma mobilização nacional e será guiado por cinco eixos temáticos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática e governança, e educação ambiental.
Durante as plenárias, delegados selecionados na etapa regional da conferência, realizada em janeiro, escolherão as melhores iniciativas. As propostas aprovadas seguirão para a etapa nacional, marcada para a primeira quinzena de maio, onde serão consolidadas para subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima. A expectativa é que as discussões resultem em medidas concretas para reduzir os impactos ambientais.