- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCampanha promove conscientização sobre respeito e valorização das mulheres no Carnaval 2025

Campanha promove conscientização sobre respeito e valorização das mulheres no Carnaval 2025

Ação da Secretaria da Mulher distribuirá 2 mil cartazes e adesivos em todas as regiões administrativas para combater a violência de gênero e garantir um Carnaval mais seguro e inclusivo para todos os foliões.

A Secretaria da Mulher (SMDF) lançou uma campanha de conscientização para reforçar o respeito às mulheres e combater o assédio e a importunação sexual. Com o slogan “Na Folia, Não Queime a Largada, Respeite a Sinalização: Não é Não!”, a iniciativa envolve a distribuição de 2 mil cartazes e adesivos desde o dia 17. Cerca de 90 servidores da pasta estão fixando os materiais em locais estratégicos, como banheiros e entradas de bares e restaurantes, garantindo ampla visibilidade para os foliões. A ação abrangerá todas as 35 regiões administrativas até o fim do Carnaval.

Os cartazes incluem um QR Code que direciona ao site da SMDF, além de divulgar canais de denúncia essenciais: o 190 (Polícia Militar), o 156/opção 6 (Central do GDF), o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 127 (Disque Denúncia do Ministério Público do DF e Territórios). “As mulheres precisam ser respeitadas em todos os espaços”, enfatiza a vice-governadora Celina Leão. “O objetivo da campanha é reforçar a presença do Estado na proteção da integridade feminina, especialmente durante o Carnaval. É fundamental conscientizar a população de que ‘não é não’. Combater a violência contra a mulher é um compromisso de todos.”

Segurança e conscientização

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destaca o compromisso do GDF em promover um Carnaval seguro para todos, ampliando ações voltadas ao respeito às mulheres e aumentando a distribuição de materiais informativos. “A informação fortalece as mulheres e desencoraja os agressores”, ressalta. “No ano passado, não tivemos registros de importunação ou violência sexual durante o Carnaval, e queremos manter esse resultado positivo.”

Em 2024, a SMDF realizou a campanha Mulher, Você Não Está Sozinha, que contou com a participação de cerca de 30 servidores e a fixação de mil cartazes em 21 cidades. No ano anterior, cerca de 200 materiais foram distribuídos nos principais pontos de concentração do Plano Piloto, como a Rodoviária, o Setor Comercial Sul e a Praça dos Prazeres, atingindo aproximadamente 80 estabelecimentos.

A iniciativa também se estendeu a Ceilândia, onde cartazes foram afixados nas portas dos banheiros de um bar administrado pelo comerciante Marcelo Cruz, 53. Ele reconhece o impacto da campanha: “Essas ações nos ajudam a ter mais consciência e respeito pelas mulheres.” A gerente de restaurante Edna Carvalho, 36, reforça a importância da adesão empresarial à causa: “Quanto mais pessoas se engajarem, melhor. Isso mostra que a mulher deve ser tratada com respeito e dignidade.” O chef de cozinha Cláudio da Silva, 32, concorda: “Divulgar os canais de denúncia é essencial para que todos saibam onde buscar ajuda.”

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias