Entre confetes e serpentinas, é comum que documentos e objetos valiosos se percam durante a folia – e, em alguns casos, até sejam furtados. Diante dessa situação, é essencial tomar providências rápidas para recuperar itens extraviados e proteger seus dados.
O primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência (BO), fundamental para oficializar a perda ou o roubo. Esse documento também pode ser necessário para solicitar a segunda via dos papéis extraviados e evitar possíveis fraudes. O registro pode ser feito presencialmente na delegacia mais próxima ou pelo portal online da Polícia Civil.
Para obter a segunda via dos documentos perdidos, é preciso entrar em contato com os órgãos responsáveis pela emissão. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) é responsável pela Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Polícia Civil pela Carteira de Identidade e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pelo Título de Eleitor. O diretor do Instituto de Identificação da PCDF, Ruben Sérgio Veloso, recomenda que, ao registrar o BO, a vítima detalhe quais documentos ou objetos foram perdidos, incluindo RG, CPF, CNH ou cartões bancários, além da data e do local do ocorrido.
Quem encontrar documentos perdidos pode entregá-los em uma delegacia móvel na Cidade Policial, localizada na Torre de TV. Com a identificação em mãos, a polícia pode entrar em contato com o dono e providenciar a devolução.
Achados e Perdidos
Para garantir um Carnaval seguro, mais de 5,7 mil profissionais foram mobilizados, além da estrutura da Cidade da Segurança Pública, na Torre de TV. Como resultado, um balanço parcial da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) aponta uma redução de 51% na média diária de registros policiais em comparação com o ano anterior.
Durante o feriado, todas as 31 delegacias do Distrito Federal funcionarão 24 horas em regime de plantão, incluindo unidades especializadas como as Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Casos de flagrante delito serão atendidos nas Centrais de Flagrante, localizadas em diversas delegacias, como a 1ª DP, 5ª DP e 6ª DP.
Além disso, o Posto Central de Objetos Achados e Perdidos (Pcoap) do Metrô-DF guarda anualmente cerca de 8 mil itens extraviados. Para facilitar a busca por objetos perdidos, a Companhia do Metropolitano implementou uma ferramenta no aplicativo Metrô-DF, disponível gratuitamente para Android e iOS.
O usuário pode registrar a perda informando a data aproximada, a estação onde acredita ter ocorrido o extravio e uma descrição detalhada do item. Mesmo que os dados não sejam exatos, a equipe do Metrô tentará localizar o objeto no sistema.
“O ideal é acessar o aplicativo Metrô-DF e registrar a perda imediatamente. Assim, nossa equipe realiza a busca e atualiza o status da solicitação no app, notificando o usuário caso o item seja encontrado”, explica Renato Avelar, superintendente de Operação do Metrô-DF.
Caso o objeto seja localizado, o proprietário poderá retirá-lo no Posto de Achados e Perdidos, apresentando um documento de identificação com foto para comprovar a posse do item.