- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalPontes para o Mundo: Alunos da rede pública do DF farão intercâmbio...

Pontes para o Mundo: Alunos da rede pública do DF farão intercâmbio no Reino Unido

Cem estudantes serão selecionados, com base no histórico escolar e no nível de inglês, para um intercâmbio gratuito na Inglaterra ou no País de Gales; a primeira edição será entre setembro e dezembro deste ano.

Cem estudantes da rede pública do Distrito Federal terão a chance de participar de um intercâmbio educacional gratuito no Reino Unido, graças ao programa Pontes para o Mundo, lançado pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A experiência terá duração de 17 semanas e acontecerá na Inglaterra e no País de Gales, entre setembro e dezembro deste ano.

O programa é voltado para estudantes matriculados na segunda série do ensino médio, com idade entre 16 e 18 anos. Dos selecionados, 70 alunos farão cursos de formação técnica e 30 cursarão o ensino médio regular durante o período no Reino Unido.

“Nós estamos lançando esse programa para dar aos nossos alunos a oportunidade de fazer um intercâmbio completo, gratuito e custeado pelo governo”, anunciou o governador Ibaneis Rocha. Ele destacou que os estudantes terão seguro, dinheiro para alimentação, hospedagem e apoio psicológico. “Será uma experiência única para nossos estudantes, e estamos apenas começando o programa”, afirmou.

Expansão do programa

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, comemorou a iniciativa: “Vai ser uma experiência única na vida desses jovens, porque eles terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano de um país de língua inglesa, colocando em prática o que aprenderam”. Ela também revelou que o programa deverá ser expandido para incluir outros idiomas oferecidos no Centro Interescolar de Línguas (CIL), como francês, japonês e espanhol.

A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, também ressaltou a importância do programa: “Imaginem 100 alunos da rede pública participando de um intercâmbio e aplicando o que aprenderam no CIL. Será uma experiência enriquecedora para nossos estudantes”.

Como se inscrever

Os interessados devem se inscrever nas secretarias de suas escolas. A seleção será feita em duas etapas. Na primeira, será analisado o histórico escolar, com base nas notas da primeira série do ensino médio. Os 300 melhores serão convocados para a segunda fase, que consistirá em um teste de proficiência em inglês. A classificação final será definida pela soma do resultado do teste com a média escolar. Os 100 primeiros colocados garantirão a vaga no programa.

O Pontes para o Mundo é um programa de caráter permanente, criado para fortalecer a formação educacional e promover a internacionalização dos estudantes da rede pública do Distrito Federal.

Continue Lendo

Projeto na CLDF propõe campanha permanente contra o capacitismo no DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) começou a analisar o Projeto de Lei (PL) nº 1732/2025, de autoria do deputado distrital Robério Negreiros...

Distrito Federal alcança menor número de homicídios em 11 anos

O Distrito Federal registrou em 2023 o menor número de homicídios dos últimos 11 anos, com 347 casos — uma taxa de 11 mortes...

Intercâmbio dos sonhos: programa do GDF prorroga inscrições até dia 29

As inscrições para o programa de vivência internacional Pontes para o Mundo, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), foram prorrogadas até o dia...

Polícia Civil do DF devolve 430 celulares roubados em nova fase de operação

Nesta sexta-feira (23), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) irá devolver 430 celulares recuperados aos seus legítimos donos. A entrega ocorrerá entre 10h...

Câmara Legislativa discute falta de alimentação nos Institutos Federais de Brasília

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (20), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) reuniu estudantes, gestores e representantes da área educacional para debater...

Comentários

Últimas notícias