- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalMais de 100 salas de vacinação estão disponíveis para a imunização contra...

Mais de 100 salas de vacinação estão disponíveis para a imunização contra a gripe no DF

Os grupos prioritários incluem idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e professores das redes pública e privada.

A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta terça-feira (25) no Distrito Federal, com grande adesão da população. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Guará, o primeiro dia foi movimentado, com cerca de 210 doses aplicadas apenas na manhã, a maioria em idosos. Rosineide Antunes, gerente da unidade, reforçou a importância da imunização para conter a circulação do vírus e evitar a sobrecarga nos serviços de saúde. “A vacinação é uma forma de proteção que ajuda a reduzir os casos de síndromes gripais e a evitar emergências lotadas”, destacou.

Entre os vacinados estava o brigadista Marconi Alves, de 51 anos, que aproveitou para se proteger contra a gripe. “É essencial estar prevenido contra doenças que circulam, especialmente a gripe. Cuidar da saúde é fundamental”, afirmou. A aposentada Maria Salete Araújo, de 73 anos, também compareceu à UBS 1 para se vacinar e ressaltou os benefícios da imunização. “Antes de tomar a vacina, eu gripava com frequência e chegava a ter dor nas costelas de tanto tossir. Depois que comecei a me vacinar, isso raramente acontece”, contou.

Onde se vacinar

Os grupos prioritários podem procurar uma das mais de 100 salas de vacinação disponíveis em UBSs de todo o Distrito Federal. O público-alvo inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e professores das redes pública e privada.

Para atender à demanda, foram entregues cerca de 80 mil doses da vacina contra a influenza. Atualizada anualmente, a imunização deste ano oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Mesmo quem já foi vacinado em anos anteriores deve comparecer para receber a dose atualizada, que pode ser aplicada junto a outras vacinas do calendário de rotina.

Documentos necessários

Para se vacinar, é preciso apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Dependendo do grupo prioritário, pode ser solicitado um comprovante da condição médica ou profissional, como crachá ou contracheque.

Arte: Secretaria de Saúde

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias