- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalMarco Zero de Brasília recebe iluminação especial em comemoração aos 65 anos...

Marco Zero de Brasília recebe iluminação especial em comemoração aos 65 anos da capital

CEB instalará novo sistema de iluminação cênica com tecnologia RGB para realçar o marco simbólico do nascimento de Brasília.

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia Energética de Brasília (CEB), vai instalar uma nova iluminação cênica no Marco Zero da capital, localizado no Buraco do Tatu, região central de Brasília. A iniciativa integra as celebrações pelos 65 anos da cidade.

O Marco Zero, ponto exato onde teve início a construção de Brasília, será valorizado com uma moderna tecnologia de iluminação que promete destacar ainda mais esse espaço histórico, recentemente redescoberto e transformado em ponto turístico. O projeto foi idealizado pela CEB em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o 6º Batalhão da Polícia Militar e o Arquivo Público do Distrito Federal.

O novo sistema conta com projetores especiais que iluminam com precisão o ponto central marcado no asfalto, além das esculturas em alto-relevo que representam o Plano Piloto, nas laterais. A tecnologia RGB utilizada permite até 3 milhões de combinações de cores, oferecendo ambientações personalizadas para datas comemorativas e eventos. Todo o sistema será controlado remotamente e integrado ao Centro de Comando Operacional (CCO) da CEB, permitindo monitoramento em tempo real e resposta rápida a possíveis falhas.

“O Marco Zero é o coração simbólico de Brasília, onde tudo começou. Iluminar esse espaço com tecnologia de ponta é mais do que infraestrutura: é um gesto de respeito à nossa história e à memória da cidade. É um presente que entregamos com muito orgulho aos brasilienses”, destaca Edison Garcia, presidente da CEB.

Com um investimento de R$ 70 mil, a entrega do novo sistema de iluminação está prevista para acontecer durante a semana de comemorações do aniversário de Brasília, entre os dias 17 e 21 de abril.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias