A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deu mais um passo significativo no combate à violência de gênero por meio da Divisão Integrada de Atendimento à Mulher (Diam). Como parte da recente reestruturação da Divisão, agentes de polícia do sexo feminino foram especialmente designadas para atuar nas unidades do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Nuiam). A iniciativa representa um avanço relevante tanto para a instituição quanto para a população feminina do DF, com foco na qualificação, ampliação e aprimoramento do atendimento a mulheres em situação de violência doméstica e sexual.
Os resultados dessa mudança já começam a aparecer: no primeiro trimestre deste ano, o número de atendimentos nos Nuiams cresceu 57,80% em comparação ao mesmo período do ano passado.
“A ampliação da estrutura, com a implementação de um material humano específico e capacitado, é um marco na história da Diam e dos Nuiams”, destaca a delegada Karen Langkammer, diretora da Diam. “A presença de chefias dedicadas fortalece os núcleos, assegura um acolhimento mais qualificado e promove um atendimento mais eficaz e humanizado para as mulheres em situação de violência no Distrito Federal.”
Os Nuiams são fundamentais na rede de proteção à mulher. Nessas unidades, são oferecidos escuta qualificada, acolhimento, orientação jurídica e encaminhamento para a rede de apoio. Estruturados para oferecer um atendimento multidisciplinar e humanizado, esses núcleos contribuem diretamente para o fortalecimento da autonomia e reconstrução da vida das vítimas.
Confira abaixo as unidades do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher no DF:
-
Delegacia Especial de Atendimento à Mulher I (Asa Sul)
-
Delegacia Especial de Atendimento à Mulher II (Ceilândia)
-
6ª Delegacia de Polícia (Paranoá)
-
11ª Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante)
-
29ª Delegacia de Polícia (Riacho Fundo)
-
38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires)