- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalSexta-feira Santa movimenta Jardim Botânico e Zoológico de Brasília com a presença...

Sexta-feira Santa movimenta Jardim Botânico e Zoológico de Brasília com a presença de brasilienses e turistas

Os dois espaços oferecem entrada gratuita por meio do programa Lazer Para Todos, do GDF, que foi ampliado para cobrir todo o feriado da Semana Santa até o aniversário de Brasília, em 21 de abril.

Famílias, turistas e moradores de Brasília aproveitaram o feriado prolongado para curtir os espaços ao ar livre da cidade. Centenas de pessoas escolheram a Sexta-feira Santa (18) para visitar o Jardim Botânico de Brasília (JBB) e o Zoológico, ambos com entrada gratuita graças ao programa Lazer para Todos, do Governo do Distrito Federal (GDF), que estendeu o benefício de quinta-feira (17) até segunda-feira (21).

O analista jurídico Ramon Lopes, brasiliense de 36 anos, levou a filha Luana, de 2 anos, ao Zoológico. O animal preferido da pequena foi o elefante. “Achei uma ótima oportunidade para apresentar animais que ela ainda não conhecia. Além disso, eu e minha esposa íamos muito ao Zoológico quando crianças, então quisemos passar essa tradição adiante”, contou. Para a família, a gratuidade foi uma grata surpresa. “Chegamos cedo para evitar filas e foi ótimo descobrir que a entrada estava liberada. Isso facilita o acesso, aumenta o número de visitantes e ainda beneficia o comércio local, como as lanchonetes daqui”, avaliou.

A dentista Gabriela Moreira, de 25 anos, também escolheu o Zoológico como passeio em família. Vinda do Tocantins com o marido Alessandro e a filha Izie, ela aproveitou a folga para visitar a capital. “Sempre passamos datas comemorativas em Brasília. Vi que a entrada estava de graça e quis proporcionar essa experiência para minha filha. O ambiente é espaçoso e dá para perceber o cuidado com os animais”, elogiou.

De Goiânia, a dentista Krislibiane Tomish, 40, também trouxe a família para aproveitar o espaço. Ela, o marido Alexandre e os filhos Catherine, Sophie e Alexandre escolheram o Zoológico para um dia em meio à natureza. “Viemos proporcionar essa vivência com os animais. Brasília sempre nos atrai pelo seu valor cultural”, comentou. “Nem sabíamos que seria gratuito, então foi uma surpresa bem-vinda. Economizamos bastante.”

O diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto, celebrou o alto número de visitantes. “É uma grande satisfação abrir as portas gratuitamente nesse feriado prolongado. Isso reforça a importância da educação ambiental e da conscientização sobre a preservação das espécies ameaçadas”, afirmou. Até o último domingo, o Zoológico já havia recebido 30.400 visitantes por meio do programa.

Jardim Botânico também atrai visitantes

O Jardim Botânico de Brasília também recebeu grande público na sexta-feira. O advogado Marcelo Santos, 45, comentou que a visita só aconteceu por conta da gratuidade. “Fazia muito tempo que não vínhamos. A última vez, a Luna ainda tinha um ano. Com certeza, o acesso gratuito foi o que nos motivou a vir hoje”, disse.

A professora Thaís Macedo, 42, descobriu a entrada franca ao chegar ao local. Ela e a família organizaram um piquenique para celebrar o aniversário da mãe. “Foi uma coincidência feliz marcar a comemoração justo no dia da gratuidade”, contou. “Essa iniciativa é fundamental, especialmente para quem não tem condições de pagar pelo ingresso. Assim, todos podem ter acesso a esses espaços.”

Desde o início do programa, o Jardim Botânico já recebeu 9.569 visitantes gratuitamente.

Sobre o programa

Instituído em 27 de março por meio do decreto nº 47.009, assinado pelo governador Ibaneis Rocha e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o programa Lazer para Todos garante entrada gratuita ao Jardim Botânico e ao Zoológico de Brasília aos domingos e feriados. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), em parceria com as instituições responsáveis pelos espaços.

Em virtude da Semana Santa e do aniversário de Brasília, o GDF ampliou o período de gratuidade por cinco dias consecutivos – de quinta-feira a segunda-feira. O Zoológico funcionará todos os dias, das 8h às 16h. Já o Jardim Botânico estará aberto de quinta a domingo, das 9h às 17h, ficando fechado na segunda-feira (21) para manutenção, conforme as normas internas do espaço.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias