- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalCâmara Legislativa homenageia pioneiros da democracia e da construção política do DF

Câmara Legislativa homenageia pioneiros da democracia e da construção política do DF

Solenidade reuniu líderes dos três poderes para destacar a importância da memória histórica e reforçar os desafios do futuro da capital.

Em comemoração aos 65 anos de Brasília, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou, na última quarta-feira (30), uma solenidade para homenagear personalidades que contribuíram para a construção e consolidação da capital. O evento contou com a presença de representantes dos três poderes e figuras históricas da política brasiliense, que destacaram o papel dos pioneiros na luta pela democracia e autonomia do DF.

A iniciativa foi da deputada Paula Belmonte (Cidadania), que relembrou momentos marcantes da trajetória política da cidade, como a promulgação da Constituição Federal de 1988. “Devemos nos lembrar que não podíamos escolher nossos representantes. Tenho a honra de ver neste plenário pessoas que representam a verdadeira democracia e a história de Brasília”, afirmou a segunda vice-presidente da CLDF.

O presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), destacou que o nível de qualidade de vida da cidade é resultado do “trabalho incansável” dos primeiros moradores. “Vocês são personalidades que ajudam a escrever a história do DF. Um povo que não tem memória e não conhece seu passado está fadado a fracassar no futuro”, declarou.

A solenidade também serviu de espaço para reflexões sobre os rumos da cidade. A senadora Leila do Vôlei (PDT-DF), primeira mulher eleita ao Senado pelo DF, lembrou que o projeto original da capital previa 500 mil habitantes, mas a população atual se aproxima de 3 milhões. “Nosso maior desafio não é o que somos hoje, mas o que esperamos para os próximos 65 anos”, afirmou, ao defender soluções urgentes para mobilidade, segurança e saúde.

O ex-deputado federal Geraldo Magela (PT-DF) reforçou a necessidade de enfrentar problemas estruturais: “Brasília não pode ser uma cidade onde o crime organizado prevaleça. Precisamos de compromisso para construir um futuro melhor”.

O vice-procurador-geral de Justiça Institucional do MPDFT, Antônio Marcos Dezan, destacou que Brasília nasceu do “sonho de um Brasil mais unido” e, embora reconhecida mundialmente por sua arquitetura, seu maior patrimônio é o povo. “Brasília é muito mais que suas monumentalidades. É feita por seu povo e para seu povo”, afirmou.

Outras falas reforçaram o papel da população na construção democrática da cidade. O desembargador Roberval Belinati, primeiro vice-presidente do TJDFT e ex-presidente do TRE-DF (2022–2024), celebrou o engajamento político do eleitorado local, que registrou a menor taxa de abstenção do país em 2022 e liderou as votações facultativas para o Conselho Tutelar em 2023.

Entre os homenageados, esteve o ex-distrital Salviano Guimarães, primeiro presidente da CLDF (1991–1992), que atuou como arquiteto ao lado de Oscar Niemeyer. Ele destacou o metrô como uma das obras mais importantes da capital, apesar de inacabada. “O metrô é o primeiro marco de modernidade que deu condições de transporte às populações mais distantes. Esta obra precisa ser retomada”, defendeu, ao sugerir à deputada Paula Belmonte a realização de um seminário sobre os desafios atuais da cidade.

Única mulher a governar o DF, Maria de Lourdes Abadia emocionou o público ao recordar sua trajetória política, marcada pela atuação em Ceilândia. Ex-deputada distrital, federal e ex-vice-governadora, classificou o evento como uma “sessão histórica” e agradeceu ao ex-governador Joaquim Roriz, de quem foi vice. “Tenho o privilégio de abrir picadas. Quem sai na frente corre o risco das cobras, mas é sobre os pés de quem sai na frente que pousam as borboletas”, disse.

Também participaram da solenidade o ex-governador Paulo Octavio; o presidente do Tribunal de Contas do DF, Manoel Andrade; o presidente da OAB-DF, Paulo Maurício Braz Siqueira; e a ex-deputada distrital Jaqueline Roriz.

Continue Lendo

Compra do Banco Master pelo BRB deve passar por aval da CLDF, aponta parecer

A tentativa do Governo do Distrito Federal (GDF) de viabilizar a compra de parte do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) ganhou um...

Maio Amarelo começa com operação que flagra 71 motoristas alcoolizados em Taguatinga

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início ao movimento Maio Amarelo com uma operação de grande porte em Taguatinga, realizada entre...

Brasília reforça cuidados com pontos turísticos para receber City Tour Cívico

Com a estreia do City Tour Cívico, o Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou nesta semana os serviços de manutenção em pontos turísticos emblemáticos...

Grupo TEAlogando Oferece Apoio e Orientação a Famílias de Autistas em Taguatinga

Um espaço de escuta, acolhimento e orientação. É isso que o grupo interdisciplinar TEAlogando, da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Taguatinga, oferece...

GDF Confirma Nomeação de Quase 2 Mil Policiais em Novembro

O Governo do Distrito Federal (GDF) confirmou que vai nomear, em novembro, 1,2 mil policiais militares, 600 civis e 150 policiais penais. O anúncio...

Comentários

Últimas notícias