- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalO que seria lixo virou utilidade para os conselheiros tutelares do Distrito...

O que seria lixo virou utilidade para os conselheiros tutelares do Distrito Federal

Cinquenta computadores reciclados foram entregues aos profissionais pela pasta de Ciência e Tecnologia por meio de programa de inclusão digital

Conselheiros tutelares de crianças e adolescentes vão utilizar computadores doados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para palestras destinadas a escolas e comunidades e melhorias de trabalhos diários dos conselhos.

Manifestações nesse sentido foram expressadas nesta quinta-feira (29) durante a entrega de 50 aparelhos pelo secretário da pasta, Gilvan Máximo.

As doações fazem parte do Reciclotech, programa de inclusão digital da pasta.

O secretário fez a entrega do material a cada um dos conselheiros na sede da ONG Programando o Futuro, no Setor de Indústria do Gama.

Acesso à tecnologia

Conselheiro tutelar do Gama I, Francisco Martins adiantou que o conselho em que atua tem projeto de palestras em escolas e comunidades. “Agora, com esses computadores, vamos facilitar o acesso à tecnologia e às informações para todos”, comemorou.

“Já o conselheiro tutelar Néliton Portuguez disse que ficou muito feliz com a iniciativa da Secti de colocar a categoria como prioridade do programa, pois isso vai melhorar as atividades diárias”.

Os computadores serão formatados como itens do patrimônio da secretaria.

Gestão inteligente

O Reciclotech que visa potencializar a gestão inteligente de resíduos eletrônicos.

Atua na conscientização do descarte correto de materiais eletrônicos, promovendo uma série de ações educativas que contribuem para democratizar o acesso à tecnologia por meio do recondicionamento e doações de equipamentos.

Uma das linhas do programa é a proteção do meio ambiente por meio do descarte correto e da coleta seletiva. Oferece ainda capacitação de jovens de 14 a 18 anos de baixa renda com cursos voltados à tecnologia.

Segundo Gilvan, o Reciclotech nasce da vontade expressa da atual gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente e sustentável.

“Somos a única usina de reciclagem da América Latina e já foram instalados 43 PEVs (ponto de entrega voluntária), realizadas 22 caravanas e arrecadadas cerca de 50 toneladas de lixo eletrônico”, detalhou.

Drive-thru

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secti, trabalha para ampliar a inclusão digital e democratizar o acesso às tecnologias da informação para a população.

Nesse intuito, são realizadas ações itinerantes de coleta de lixo eletrônico em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

O Reciclotech Drive-thru recolhe materiais sem uso. Itens como computadores, monitores e aparelhos celulares e todos os tipos de eletroeletrônico são reciclados e doados a escolas e bibliotecas.

As doações ajudam a suprir o déficit dos alunos que não têm como acessar os conteúdos de educação on-line que o governo tem disponibilizado.

A administradora Regional do Gama, Joseane Feitosa, acha de suma importância esse projeto e o apoia desde o início.

A administração conta com ponto de entrega de lixo eletrônico e faz um apelo para toda a população para fazer doações do que não estiverem utilizando em suas casas, tendo em vista o retorno das ações sociais.

“Tudo é transformado e recondicionado para atender a população carente. E hoje essa entrega de 50 computadores para os conselhos tutelares foi muito importante, pois atenderá adolescentes e famílias”, afirmou Joseane.

Acesse o site da secretaria e saiba onde encontrar um ponto de descarte ou onde estarão as unidades móveis do Reciclotech.

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

*Com informações da Agência Brasília

 

Redação
Redaçãohttps://dfpost.com.br
Saiba tudo o que acontece no Distrito Federal, no Brasil e no mundo.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias