Na manhã desta segunda feira (3) o Sindicato dos Rodoviários do DF (Sinttrater) anunciou que o serviço será interrompido por 24 horas.
Eles reivindicam a urgência da vacinação contra o coronavírus.
Hoje o DF já imunizou 456,5 mil pessoas com 1ª dose contra Covid; total representa apenas 15% da população composta por mais de 3 milhões de habitantes.
Um levantamento referente a todas as secretarias de saúde do país mostra que apenas 15,02% da população foi vacinada.
O Brasil ainda não imunizou totalmente todos os grupos de idosos por falta de vacinas.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) considerou a greve “ilegal e abusiva” e determinou multa de R$ 1 milhão.
No entanto, a Justiça do Trabalho manteve a greve com exigência de 60% dos ônibus rodando, o que não foi atendido pelo sindicato.
Os rodoviários paralisaram 100% do serviço, deixando a população sem nenhuma opção de transporte público, tendo em vista que a greve dos metroviários já dura 15 dias.
Sobre a reivindicação, a Secretaria de Saúde afirma que “a pasta seguirá trabalhando para que os grupos de maior risco e os setores estratégicos da sociedade sejam imunizados”.
No entanto, a pasta informa que a vacinação de toda a população do DF, depende da produção e do envio de novas doses de vacinas.