- PUBLICIDADE -
InícioEsportesHistória Hoje: há 30 anos começavam os Jogos Olímpicos de Barcelona

História Hoje: há 30 anos começavam os Jogos Olímpicos de Barcelona

Os Jogos Olímpicos de Barcelona foram especiais para o Brasil com a conquista da primeira medalha de ouro em esportes coletivos. Na cerimônia de abertura, em 25 de julho de 1992, o medalhista dourado Aurélio Miguel foi o porta-bandeira da delegação brasileira.

O hino escolhido para a primeira Olimpíada realizada na Espanha foi a canção Barcelona, composta pelo astro do Queen Freddie Mercury. O cantor morreu meses antes da cerimônia, mas esteve presente na exibição de imagens gravadas ao lado de Monserrat Caballé nas fontes do Montjuic, em Barcelona.

No total, 169 países competiram em 34 modalidades. O cenário político mundial refletiu na apresentação e readequação de algumas equipes. A Lituânia voltou a competir depois de mais de seis décadas. Estônia e Letônia não participavam desde 1936. Já a África do Sul voltou para os jogos com o fim do apartheid. Croácia, Eslovênia e Bósnia-Herzegovina estrearam como nações separadas.

Boicotes recorrentes desde 1972 não tiveram espaço dessa vez. Mas Iugoslávia foi impedida de participar de esportes coletivos por causa da ofensiva militar contra dois países: Croácia e a Bósnia-Herzegovina.

A equipe unificada formada por ex-repúblicas soviéticas liderou os jogos com 115 medalhas, sendo 46 de ouro. Em segundo lugar, os Estados Unidos levaram para casa 110 medalhas, entre elas, 38 de ouro. O Brasil conquistou três medalhas. O vôlei masculino fez uma campanha invicta até chegar ao lugar mais alto do pódio. No judô, Rogério Sampaio também ficou com o ouro. E, na natação, Gustavo Borges levou a prata nos cem metros livres.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Fonte: Agência Brasil

Redação
Redaçãohttps://dfpost.com.br
Saiba tudo o que acontece no Distrito Federal, no Brasil e no mundo.

Continue Lendo

Comentários

Últimas notícias