A menos de uma semana para o início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, o torcedor brasileiro tem à disposição uma cartilha para aproveitar melhor a competição. É o Guia Consular do Torcedor Brasileiro, lançado pelo Ministério das Relações Exteriores, que elaborou a publicação para orientar quem for acompanhar os Jogos.
Além de informações sobre as cidades das provas, o guia tem dicas práticas como, por exemplo, providências prévias à viagem, o que fazer em caso de extravio de passaporte ou emergências, e contatos dos Consulados-Gerais do Brasil. As sedes mais próximas dos locais de competição estão em Paris, Marselha e em Sydney, na Austrália.
Um dos destaques da programação na capital francesa é o Parque dos Campeões, aos pés da Torre Eiffel. No local, serão transmitidas ao vivo as finais das competições do dia.
Outra dica é a Casa Brasil, uma instalação que abrigará atividades culturais e esportivas. O pavilhão será um local de celebração e ponto de encontro entre torcedores, atletas e artistas. A estrutura ficará montada em Paris até 11 de agosto.
Além da França, as provas serão realizadas na Polinésia Francesa, um conjunto de cinco arquipélagos localizado na Oceania. A cidade de Teahupo’o, no Taiti, vai receber as baterias de surfe. Além de Paris, cidades como Bordeaux, Nantes, Nice e Marselha são algumas das dez que vão sediar as quarenta e cinco modalidades esportivas da competição, que começa na próxima quarta. Mais de dez mil atletas são esperados.
Fonte: Agência Brasil