O governador Ibaneis Rocha anunciou, na noite desta terça (9), um auxílio emergencial de R$ 1.200,00 para motoristas de transporte escolar e de turistas do DF.
O investimento, de cerca de R$ 6 milhões, atenderá a cerca de 1.700 permissionários que, segundo a categoria, estão aptos a receber a quantia.
O GDF irá encaminhar o projeto na manhã desta quarta (10) para aprovação da Câmara Legislativa do DF.
A condução do cadastro dos permissionários e concessionários e a liberação dos recursos será feita pelo BRB.
A medida foi anunciada após um dia de reuniões entre representantes de sindicatos, associações e cooperativas da categoria com o governador Ibaneis Rocha, com o vice-governador, Paco Britto, e com o secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras.
Três representantes da categoria estiveram presentes na cerimônia e se emocionaram muito com o anúncio da concessão do auxílio emergencial.
Após o ato, eles se dirigiram à Praça do Buriti, onde centenas de motoristas estavam concentrados desde o início da manhã desta quarta (9) aguardando o desfecho das reuniões, e o anúncio do benefício também gerou festa.
“Nós sabemos da dificuldade financeira pela qual passa o Distrito Federal. Isso aqui é um trabalho conjunto que vai gerar a possibilidade da gente cuidar dessas pessoas. Tenho certeza, com o apoio de todos, a gente vai conseguir ao menos minimizar a dificuldade que vocês estão passando”, afirmou Ibaneis aos representantes da categoria.
“Hoje o senhor está honrando o seu compromisso de governar para os mais pobres”, enalteceu Mazon Simões, presidente do Sindicato dos Transportes Escolares do Distrito Federal.
“Quero agradecer de coração porque desde o primeiro momento que nós viemos pedir socorro aos senhores, nós fomos bem recebidos e podemos testemunhar o quanto a sua equipe é competente e honrada. Não temos palavras para agradecer”.
O presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Rafael Prudente, destacou o trabalho realizado pelo Executivo na condução das conversas e negociações e o momento de união em torno das dificuldades geradas pela pandemia.
“Nós estamos juntos, governo e Câmara Legislativa, no mesmo barco chamado DF, e temos que, juntos, defender essas pessoas. Encaminhando esse projeto até amanhã de manhã, nós votaremos amanhã mesmo, em primeiro e segundo turno”, ressaltou o parlamentar.
O deputado distrital Valdelino Barcelos também agradeceu o GDF pela concessão do benefício aos motoristas de transporte escolar e de turistas:
“Isso veio na hora certa. Nós temos outros transportes que a gente tem que controlar, mas a situação de vocês é a pior de todas”.
*Com informações da Agência Brasília