- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasDistrito FederalIbaneis publica decreto exigindo que rede privada conceda 65 leitos de UTIs...

Ibaneis publica decreto exigindo que rede privada conceda 65 leitos de UTIs ao DF

Documento prevê, ainda, aquisição de acessórios, insumos e serviços de pessoal, que serão destinados à rede pública no combate à Covid-19

O governador do Ibaneis Rocha publicou, nesta quinta-feira (8/7), um decreto no Diário Oficial do Distrito Federal que promove a requisição de 65 leitos de Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) das unidades privadas de Saúde para a rede pública, na intenção de reforçar o combate ao novo coronavírus.

O DF amarga a morte de 733 pessoas, vítimas da Covid-19.

Ao todo, oito privados terão de disponibilizar 65 novos leitos.

O decreto especifica onde e quantos devem ser cedido aos pacientes atendidos pela rede pública de saúde.

São eles: 5 leitos de UTI do Hospital Santa Marta; 5 no Hospital Santa Luzia; 5 no Hospital Santa Helena; 5 no Albert Sabin; 5 no Hospital Brasília; 5 no Anchieta; 5 leitos no Hospital Águas Claras; 30 leitos de UTI do Instituto do Coração (DF).

O decreto é a consolidação de um acordo que havia entre integrantes do GDF e representantes da iniciativa privada.

Os hospitais, também, ficam obrigados a conceder acessórios, insumos e serviços de pessoal, que serão destinados ao Sistema Único de Saúde.

Às 17h dessa terça-feira (8/7), um grupo de 20 gestores dos hospitais esteve no Palácio do Buriti, em reunião com o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo.

Na ocasião, o secretário alertou que o governo precisa de ajuda para lidar com a chegada do pico da pandemia na capital.

A decisão do governador é amparada pela Constituição Federal, que prevê, que em casos de calamidade pública ou de irrupção de epidemias, o governo faça a “requisição administrativa de bens móveis, imóveis e de serviços de pessoal para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias”, diz o decreto.

A requisição inclui, ainda, “equipamentos, acessórios e insumos estritamente necessários ao tratamento dos pacientes”.

No caso, o decreto cita ventiladores, testes de detecção das doenças, antibióticos, anti-inflamatórios, medicação necessária à intubação e ao combate à trombose.

A implementação da requisição será realizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

O secretário de Saúde do DF fica autorizado, segundo a publicação, a alterar ou reorganizar a escala de horários de serviço daqueles profissionais de saúde empregados pelos hospitais para viabilizar o atendimento das pessoas internadas nos leitos de UTI.

Desde o início da pandemia, o GDF lançou editais de chamamento para que os hospitais particulares colocassem à disposição da rede pública leitos de UTI.

A ocupação destes espaços é remunerada pelo Executivo local, com valores definidos pelo próprio governo, sempre mais baixo do que as taxas operadas pelas unidades de saúde.

*Com informações do Metrópoles 

Redação
Redaçãohttps://dfpost.com.br
Saiba tudo o que acontece no Distrito Federal, no Brasil e no mundo.

Continue Lendo

ABBP elege nova diretoria para o biênio 2025/2026 e inaugura sede

Neste sábado (14/12), os portais da Associação Brasileira de Portais de Notícias – (ABBP) se reuniram, em Assembleia Geral Ordinária (AGO) para a eleição...

Nota de Pesar – Djalma Rodrigues – coordenador regional da ABBP Maranhão

A Associação Brasileira de Portais de Notícias – ABBP, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do jornalista Djalma Rodrigues, coordenador regional da nossa entidade...

Deputado Rogério convida vigilantes e porteiros para homenagem na CLDF

Rogério Morro da Cruz convida todos os vigilantes e porteiros para uma Sessão Solene especial em sua homenagem, que será realizada na sexta-feira, dia...

Presidente do Tribunal de Contas da Paraíba acolhe proposta da ABBP

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Arnóbio Alves Viana, acolheu a proposta da Associação Brasileira de Blogs e Portais de...

Deputada Bia Kicis e o senador Izalci visitarão presos por vandalismo em Brasília

Senador Izalci e deputada Bia Kicis farão visita a presos por atos antidemocráticos de 8 de janeiro O senador Izalci Lucas (PSDB) e a deputada...

Comentários

Últimas notícias